BIBLIOTECA

Formação de lodo granular aeróbio em um reator em bateladas sequenciais tratando esgoto sanitário

Resumo: O processo de granulação aeróbia em reatores em bateladas sequenciais é uma otimização do sistema de lodo ativado convencional, possuindo biomassa ativa com características próprias, das quais se destacam flocos de maior diâmetro, densidade e velocidade de sedimentação. Nestes sistemas, os flocos aeróbios se desenvolvem na forma de grânulos, atingindo diâmetros médios de 8mm, com matriz regular, lisa e forma arredondada. Por ser um sistema inovador, grande parte dos estudos relatados são focados em aplicações deste sistema para tratamento de esgoto industrial e sintético. Sendo assim, determinou-se uma Investigação Experimental, através de um sistema piloto experimental, para a avaliação da formação do lodo granular aeróbio em um reator em bateladas sequenciais tratando esgoto sanitário. O sistema foi operado por 117 dias e os flocos atingiram valor máximo de diâmetro de 4,2mm, bem como a velocidade de sedimentação aumentou chegando a 6m/h , porém não puderam ser caracterizados como grânulos aeróbios, encontrando-se entre a terceira e a quarta etapa do processo de granulação aeróbia.

Autores: Amanda Rodrigues Inácio; Júlio César Costa; Maria Eliana Santos Cantil; Rodrigo de Freitas Bueno e Eduardo Lucas Subtil.

Leia o estudo completo: Formação de lodo granular aeróbio em um reator em bateladas sequenciais tratando esgoto sanitário

ÚLTIMOS ARTIGOS: