Na modalidade de prestação de serviço tipo O&M o Grupo Opersan realiza o tratamento de águas e/ou efluentes. Assumindo de forma direta a operação, monitoramento e a manutenção dos sistemas de tratamento de água, reuso e efluentes.
Modalidade de negócio baseada em contrato de longo prazo, no qual a Sanetrat compra o empreendimento do cliente, realiza os investimentos necessários, opera e transfere novamente o empreendimento ao cliente após o término do contrato.
Modalidade de negócios baseada em contrato de curto e médio prazo, no qual a Sanetrat realiza a operação da unidade do cliente fornecendo todos os insumos no processo como mão de obra, laboratório e supervisão operacional.
A modalidade de serviço tipo AOO, é bastante similar ao modelo AOT, onde o Grupo Opersan realiza o investimento (aquisição) de um ativo de tratamento de águas e efluentes, assume todos os custos de operação e manutenção.
A modalidade de serviço tipo AOT, é indicada para o caso em que o cliente necessite tornar um ativo, no caso relacionado a tratamento de águas e efluentes, em uma fonte de captação de recurso financeiro a sua companhia.
Esta modalidade é aplicada quando o cliente não tem a necessidade ou não quer ter um ativo imobilizado em seu site, ou em casos de tratamentos de efluentes ou fornecimento de água que tem prazo de geração determinada.
Na modalidade de serviço BOT ou DBOT o Grupo Opersan, com uso de capital próprio projeta, constrói e implanta o sistema de tratamento, bem como após conclusão da obra inicia a prestação de serviços de operação e manutenção.
Modalidade de negócio baseada em contrato de longo prazo, no qual a Sanetrat projeta, constrói e opera o empreendimento para o cliente, que remunera a empresa pelo serviço prestado e recebe o empreendimento após o término do contrato.