CURSOS & EVENTOS

Curso Internacional de Segurança da Água

Modalidade online

 

Pela primeira vez juntos no Brasil, três dos maiores especialistas em Projetos e Operação de Sistemas de Tratamento de Água e de Plano de Segurança da Água.

professores

Introdução

A água é o composto mais abundante do corpo humano. Elemento essencial para a vida, a sua importância revela-se em períodos dramáticos quando escasseia, não existe ou não tem qualidade.

Pelas suas caraterísticas muito especiais, a água (solvente universal) constitui-se como veículo preferencial para a transmissão de doenças para o homem, quer pelo consumo de água contaminada quer por deficientes sistemas de saneamento e higiene.

Para ofertar uma água segura, aquela que não oferece risco à saúde, os meios os mais eficazes consistentemente de assegurar a segurança de uma fonte de água são com o uso de uma metodologia de avaliação de risco que abranja todas as etapas, desde o manancial até o consumidor. Tal metodologia é chamada plano de segurança da água pela OMS na sua edição dos Guidelines desde o ano 2004, onde recomenda que as entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água desenvolvam planos de segurança para garantir a qualidade da água, incorporando metodologias de avaliação e gestão de riscos, bem como práticas de boa operação dos sistemas para organizar e sistematizar um histórico das práticas de gerência aplicadas ao abastecimento de água e para assegurar a aplicabilidade destas práticas à gerência de risco de um sistema de abastecimento de água.

Objetivo geral do curso

Proporcionar elementos teóricos e práticos, apresentar a metodologia para proporcionar aos provedores locais dos serviços de água potável e ao pessoal de saneamento que realiza atividades de gestão, operação, vigilância e monitoramento do sistema de abastecimento de água, a aplicação dos Planos de Segurança da Água, por meio da identificação dos perigos e da gestão de riscos, desde a bacia de captação, passando pelo tratamento e distribuição, até o local de consumo, de acordo com os princípios recomendados pela Organização Mundial da Saúde e dar um detalhamento na etapa da filtração, a última barreira sanitária de proteção a qualidade da água.

Público-alvo

Este curso destina-se a todos os profissionais que prestam serviços de abastecimento de água para consumo humano em instituições públicas e privadas, bem como a profissionais das agência reguladoras e de bacia, órgãos reguladores responsáveis pela verificação da qualidade da água, estudantes, profissionais, políticos,  juristas e outros interessados no tema de segurança da água para consumo humano.

Metodologia do curso

O curso terá carga horária de dezesseis horas, sendo oito horas diárias, totalizando 2 dias e o conteúdo programáticos será ministrado na modalidade online.

 

Conteúdo programático

Dia 27 de agosto de 2020

9h as 17h 

 

Parte I – Plano de segurança da água

 Prof Dr José Vieira

  • Cenário internacional
  • Conceito e metodologia
  • Objetivos baseados em saúde. Abordagem da OMS
  • Avaliação semi-quantitativa de riscos
  • Componentes de um PSA
  • Papéis e responsabilidades na gestão da qualidade da água
  • Estrutura de um PSA
    – Preparação
    – Avaliação do sistema
    – Monitorização operacional
    – Gestão e comunicação
    – Revisão e melhoria
    – PSA aplicado em pequenos sistemas
    – O papel da auditoria em PSA

Dia 28 de agosto de 2020

9h as 17h

 

Parte II – Operação e manutenção em ETAs com enfase na etapa da filtração – minimização de riscos à saúde  

Prof Dr Luiz Di Bernardo e Dra Angela Di Bernardo Dantas

  • Tratamento da água para atender o padrão de potabilidade
  • Perigos e riscos presentes nas etapas de tratamento
  • Conceituação da filtração
  • Aspectos hidráulicos básicos da filtração
  • Operação e manutenção de filtros
  • Identificação e análise de perigos potenciais e caracterização de riscos
  • Detecção de Pontos Críticos de Controle (PCC) ao longo da etapa da filtração
  • Estabelecimento das intervenções físicas e medidas de controle da etapa da filtração

 

Parte III – Experiências no Brasil em Plano de Segurança de Água

Prof Dra Angela Di Bernardo Dantas

 

Taxa de inscrição: R$ 400,00

Horário: das 9h às 17h

Realização

realizacao

Apoio

abes-sp