Sustentabilidade

A crescente demanda por água potável e a intensificação dos eventos climáticos extremos têm impulsionado a busca por soluções tecnológicas que permitam otimizar o uso dos recursos hídricos.
Sistema, criado por pesquisadores brasileiros, funciona como um “ímã químico”, atraindo e retendo os poluentes sem gerar resíduos tóxicos.
O fósforo é um nutriente fundamental para a manutenção da vida, contudo, em concentrações elevadas, representa um considerável desafio ambiental.
As microalgas já são muito utilizadas e consolidadas em setores como o de superalimentos e cosméticos, mas no agro é algo novo e com potencial disruptivo ainda maior!
A produção de papel e celulose é uma dos setores industriais mais dependentes da disponibilidade e qualidade da água, sendo a água desmineralizada um dos recursos produtivos de maior cuidado, sendo o fio condutor da continuidade operacional, da eficiência dos processos e da auto suficiência energética.
Combinação de processos químicos mostrou-se eficiente na remoção de bisfenol A, composto químico encontrado em materiais do cotidiano e associado ao câncer e outras doenças crônicas.
A entressafra não é apenas um intervalo entre ciclos produtivos, mas sim uma fase estratégica de preparação para garantir que a próxima safra seja eficiente, contínua e segura.
Em todo o mundo, o debate sobre o reúso da água está se intensificando. À medida que as populações urbanas crescem e a variabilidade climática ameaça o abastecimento tradicional de água, a necessidade de um tratamento de águas residuais sustentável, seguro e eficiente nunca foi tão urgente.
Água para injetáveis (WFI) é um tipo de água de altíssima qualidade utilizada na preparação de soluções farmacêuticas.
O esgoto, historicamente visto apenas como um resíduo a ser descartado, está ganhando uma nova perspectiva: a de recurso valioso.
País tem as segundas maiores reservas desses minerais críticos para a transição energética e para a corrida da IA e pode quebrar ‘monopólio’ chinês.
A água é um recurso essencial para a vida, mas nos últimos anos, pesquisadores e autoridades ambientais têm alertado para um problema crescente: os contaminantes emergentes.
Expedição de cientistas que durou três meses revela fonte misteriosa de recurso nas profundezas da costa dos EUA.
Resíduos da indústria de diversos setores frequentemente representam um problema para a sociedade e o meio ambiente, já que podem ser tóxicos e poluir, por exemplo, a água e o solo.
Segundo levantamento, a extensão de água imprópria caiu de 207 km em 2024 para 174 km em 2025 — uma redução de 15,9%. No entanto, o número de pontos com água de boa qualidade também diminuiu: de três para apenas um.
A ultrafiltração industrial é um processo de separação por membranas que remove partículas suspensas, coloides, bactérias e microrganismos da água.
Produção de etanol de milho cresce e deve alcançar 10 bilhões de litros até 2030. A produção de biocombustível derivado do milho no Brasil apresentou crescimento expressivo nos últimos anos.