BIBLIOTECA

Tratamento de resíduos de ETA, através de processo unificado de equalização, filtração e secagem do lodo

Resumo

Este trabalho apresenta resultados do tratamento de Resíduos Sólidos gerados em ETA – Estação de Tratamento de Água, através de processo natural, constituído de leitos de drenagem. A unidade de tratamento proposta e implantada em escala real é composta das seguintes unidades sequenciais: Rede de descarga de lavagem filtro/decantador; UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos) e recirculação do efluente filtrado. Realizou-se a avaliação físico-química e bacteriológica do afluente e efluente da UTR e obtivemos remoção de 65,6%, 99,0% e 99,4% de DQO (Demanda Química de Oxigênio), sólidos sedimentáveis e Escherichia Coli, respectivamente.

Introdução

Os resíduos sólidos gerados em estações de tratamento de águas existentes no Brasil, ainda não são tratados conforme deveriam, ou seja, na maioria das ETA (Estações de Tratamento de Água) as águas de lavagem de filtros e decantadores são descartadas diretamente nos cursos hídricos. Porém, ressalta-se que os novos projetos de Sistemas de Abastecimentos de Água, estão sendo concebidos com UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos).

A resolução número 430 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA, 2011), no Art. 3° diz: “Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente nos corpos receptores após o devido tratamento e desde que obedeçam às condições, padrões e exigências dispostos nesta Resolução e em outras normas aplicáveis.” Desta forma, fazem-se necessários estudos e avaliação de projetos que venham contribuir para uma alternativa de tratamento adequada para resíduos de ETA, de modo a atender a legislação.
Além do atendimento as exigências ambientais, o aproveitamento/reutilização das águas de lavagem apresenta como uma excelente alternativa para complementar a demanda existente por ampliação dos sistemas.

Dentre os processos usuais citados em literaturas existentes, podemos destacar dois tipos de sistemas de remoção de água dos resíduos de Estação de Tratamento de Água: naturais e mecânicos. Dentre os naturais, mais usuais, temos: as lagoas de lodo e os leitos de secagem/drenagem, bastante utilizados em UTR nos EUA. Quanto aos sistemas mecanizados temos as centrífugas, filtros-prensa, prensa desaguadora e outros.
A utilização dos BAG´s também concebida como um sistema natural de desaguamento, tem sido muito expandida a sua utilização no Brasil, pela simplicidade operacional. Porém deve ser bem avaliado o custo, visto o não re-aproveitamento da manta têxtil.

Atualmente no Brasil, grande parte das ETA’s são do tipo convencional, onde produzem uma quantidade de lodo superior ao sistema de filtração direta e flotação. Outra desvantagem do sistema convencional é a necessidade de adensamento do lodo do decantador antes do processo de desaguamento, quando mecanizado.
Conforme, PROSAB 1999 em estudo de caso 1, os resíduos de ETA possuem as seguintes características, para resíduos de Lavagem de filtros e decantadores (…)

Autores: Romis Alberto da Silva e Maura Francisca da Silva.

ÚLTIMOS ARTIGOS: