BIBLIOTECA

Tecnologia SDOX: tecnologia implantada no Rio Pinheiros e na Baía da Guanabara pode trazer mais sustentabilidade para as indústrias

Tecnologia SDOX

Imagine uma solução que além de reduzir a poluição proveniente de carga orgânica, revitaliza também nossos rios, lagos e reservatórios, tudo isso sem o uso de produtos químicos, nem emissões atmosféricas, e com um consumo de energia extremamente baixo: esse é o SDOX®!

Desenvolvido como uma inovação na Texas A&M University e incubada no Genesis Technology Park da University of Arkansas, o SDOX® não é apenas uma evolução no tratamento de efluentes; é uma revolução em termos de sustentabilidade ambiental. Inicialmente concebido para estações de tratamento de esgotos municipais, essa tecnologia tem se expandido para diversas indústrias ao longo das últimas duas décadas, oferecendo soluções mais sustentáveis e eficazes para uma variedade de aplicações.

As aplicações mais comuns incluem a oxigenação/aeração para: lodo ativado convencional, reatores sequenciais em batelada, valas e lagoas de oxidação, biorreatores de membrana, reatores biológicos, digestão aeróbica, reaeração de efluentes, controle de odor e corrosão em sistemas de coleta de esgotos, além de remediação ambiental de rios, lagos e reservatórios – incluindo a supressão da proliferação de algas em lagos e reservatórios de abastecimento público.

A tecnologia SDOX® emprega um processo de fluxo lateral, que se baseia na Lei de Henry, usando um headspace pressurizado dentro de uma câmara hiperbárica, para criar uma grande interface gás-líquido que pode absorver até 40 vezes mais oxigênio do que a utilização de difusores convencionais.

LEIA TAMBÉM: RIO PINHEIROS É DESTAQUE NO PRIMEIRO ANO DE AÇÕES DO PROGRAMA INTEGRATIETÊ

Além disso, a manutenção do líquido supersaturado na base do vaso de pressão atua como uma barreira, para limitar a fuga de gás não dissolvido (ou seja, oxigênio), garantindo que apenas moléculas de gás totalmente dissolvidas no líquido possam sair do tanque, em uma solução supersaturada.

ChartWater

Remoção de DBO:

A sigla SDOX® não apenas representa uma tecnologia, mas um compromisso com a excelência ambiental.

Uma de suas principais aplicações é na remoção da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), um indicador crítico da poluição orgânica em corpos hídricos. A injeção de oxigênio dissolvido supersaturado SDOX®, acelera a degradação da DBO, promovendo uma remoção biológica mais eficiente, do que ocorre com a utilização de sistemas de aeração convencionais, que utilizam ar (apenas 20% de oxigênio).

Aplicações para as indústrias

O que torna a tecnologia SDOX® verdadeiramente notável são seus benefícios comprovados:

  1. Sustentabilidade Ambiental: o SDOX® é uma solução verde que não só trata, mas também revitaliza o ambiente aquático, restaurando a vida natural de nossas águas.
  2. Eficiência Energética: com um consumo de energia em média 50% menor do que as tecnologias similares, o SDOX® redefine o conceito de eficiência energética no tratamento de efluentes. Sua operação inteligente, que utiliza conectividade remota e sistemas de controle avançados, garantem que cada kilowatt seja utilizado de forma otimizada, resultando em custos operacionais reduzidos e redução na emissão de gases de efeito estufa.
  3. Facilidade de Implementação: embalada em contêineres robustos e montada em skids, a SDOX® é uma solução plug-and-play que pode ser rapidamente instalada e integrada a diversas configurações de tratamento de efluentes. Seu sistema inteligente e operação remota via smartphones tornam a manutenção e monitoramento uma tarefa simples, conveniente e de baixo custo.
  4. Alta Eficiência: com uma transferência de oxigênio de até 98%, o SDOX® supera as expectativas em termos de desempenho. Sua capacidade de manter níveis específicos de OD (Oxigênio Dissolvido) ou ORP (Potencial de Oxidação-Redução) de forma automática garante resultados consistentes e confiáveis.

Em um momento em que a sustentabilidade e a preservação ambiental são imperativas, a tecnologia SDOX® não é apenas uma opção viável, mas uma aliada de municípios e indústrias que visam garantir um futuro mais limpo e mais verde para as gerações futuras.

Fonte: ChartWater


LEIA TAMBÉM: SANEAMENTO BÁSICO: BRASIL TEM APENAS 42,5% DOS MUNICÍPIOS CADASTRADOS NO SISTEMA DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS

ÚLTIMOS ARTIGOS: