BIBLIOTECA

Dimensionamento de filtro rápido de dupla camada gravitacional e proposta de automatização do sistema de tratamento químico na estação de tratamento de água de uma concessionária de água

Resumo

A etapa de filtração reduz consideravelmente por meio dos seus variados tipos de mecanismos, grande parte das partículas suspensas ou microrganismos que possam vir a ser prejudiciais a nossa saúde. Além disso, para garantir uma ótima precisão nas dosagens de produto químicos, contamos com a última tecnologia disponível no mercado para o controle automatizado de dosagem com acesso de dados e ajustes online, reflexo da indústria 4.0 ao nosso favor. O presente trabalho tem como objetivo aprimorar o sistema de tratamento de água da concessionária pública de água, para isso foram dimensionadas duas unidades de filtração rápida de camada dupla gravitacional, com dimensões de 3,33 m por 2,50 m totalizando 8,33 m² por unidade, o conjunto de filtros possui capacidade de filtrar 250 m³/h de água. Para reforçar a melhoria na estação de tratamento, foi proposto a automatização do sistema de tratamento químico, fazendo com que as dosagens de produtos químicos tenham um controle mais rigoroso, com o auxílio de sensores, atuadores e controlador.

Introdução

As Estações de tratamento de água – ETAs tem um papel muito importante na qualidade da água, pois é nela que a água sofre variados tipos de tratamento para que a mesma chegue na torneira de nossas casas cristalina e respeitando os parâmetros estabelecido por lei. A etapa de filtração por sua vez reduz consideravelmente grande parte das partículas suspensas ou microrganismos que posam vir a serem prejudiciais a nossa saúde, por meio dos seus variados tipos de mecanismos de filtração. Além disso para garantir uma ótima precisão nas dosagens de produto químicos contamos com a última tecnologia disponível no mercado para o controle automatizado de dosagem com acesso de dados e ajustes online, reflexo da indústria 4.0. Para o dimensionamento de um filtro de dupla camada gravitacional devemos levar em consideração diversos parâmetros a serem respeitados para seu melhor funcionamento. A proposta de automatização e de controle de dosagens torna o sistema de tratamento químico quase que independe com grande eficácia e preço acessível.

1.1 JUSTIFICATIVA E PROBLEMA

A água é um bem social essencial para a vida humana. Entretanto, percebe-se que, ao longo da história, ela vem sendo uma das “vítimas” da ação do homem na busca incessante do progresso com industrializações que, em muitos casos, poluem esse bem indispensável para a vida. Entretanto, como esse fato repercutiu em todo o mundo, novas formas de preservação da água e do meio ambiente, são apresentadas diariamente. As Estações de Tratamento de Água – ETAs, vem se aprimorando para oferecer à população um produto com potabilidade adequada para o consumo humano. Assim, a qualidade do abastecimento de água potável para a população das cidades brasileiras vem ganhando uma considerável qualidade nos últimos anos. As tecnologias, cada vez mais acessíveis, nos permite ampliar os níveis de qualidade no tratamento e distribuição públicos de água, que, além de proporcionar aos consumidores um serviço de ponta, garantem também aumento na qualidade de vida da população servida. Para garantir uma adequada qualidade, cada vez mais os órgãos de fiscalização intensificam suas ações de modo garantir que água entregue aos consumidores realmente esteja totalmente nos paramentos estabelecido por lei.

Autor: Caio Gomes de Souza.

ÚLTIMOS ARTIGOS: