BIBLIOTECA

Sistema de captação de água pluvial e sua reutilização para fins não potáveis no município de Belém (PA)

Resumo

Apontando dados acerca da disponibilidade hídrica que evidenciam o aumento da demanda de água nos últimos anos e problematizando a teoria dessa demanda que continua aumentando os usos consuntivos pelo crescimento populacional no mundo, no Brasil e em Belém. Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um sistema de captação de água da chuva para fins não potáveis. A metodologia utilizada constitui-se de: estudo pluviométrico do local a fim de se observar a viabilidade do sistema; pesquisa de responsabilidades legais e técnicas para orientação de qualidade, estrutura e dimensionamento; construção do sistema de captação com filtro e descarte inicial automático; análise da qualidade da água adquirida através dos parâmetros físicos, químicos e biológicos (coliformes totais e termotolerantes, cor, turbidez, pH); armazenamento e tratamento da água captada. Os resultados obtidos foram satisfatórios, o estudo da pluviometria demonstrou a viabilidade do sistema e seguiu-se para a construção do mesmo. Orientando-se pelas normas para a construção do sistema foi possível observar seu funcionamento em condição real.

Introdução

A demanda crescente e a complexidade da gestão da água têm envolvido distintos setores da sociedade, incluindo acadêmicos, políticos, articuladores das classes sociais, organizações e demais usuários potenciais dos recursos naturais. A integração desse e outros atores são de fundamental importância na busca de tecnologias, métodos e políticas a serem implementadas no processo de uso sustentável da água, com menores riscos de comprometimentos futuros (GHEYI et al., 2012). Alternativa viável que possa suprir ou amenizar a demanda da população para fins não potáveis é o aproveitamento da água pluvial, sendo um recurso natural, podendo atender todas as regiões.A água possui, normalmente, uma variedade muito grande de impurezas. São estas, por sua qualidade e quantidade, que estabelecem as características físicas, químicas e biológicas da água. (SILVA, [20—?]).

A água coletada, proveniente da chuva, pode ser utilizada em descarga de vasos sanitários, torneiras de jardins, sistema de irrigação, lavagens (de roupas, de pisos, de máquinas, de automóveis, etc.) e até para consumo como água potável, desde que o tratamento para o devido fim seja adequado (TOMAZ, 2010).

Através de um sistema de captação da água pluvial, abre-se a possibilidade a redução do consumo de água potável, mitigando a questão dos racionamentos de água quando a distribuição for interrompida, do desconforto de receber água encanada com coloração duvidosa, entre outras (CARVALHO, 2010).

Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para elaboração de um sistema de captação da água pluvial no município de Belém, no estado do Pará. Constituído por um sistema de descarte automático, utilizando a água armazenada para fins não potáveis, promovendo a conscientização e a racionalização do uso da água fornecida pela rede pública e a diminuição dos gastos e consumos de água potável.

Autores: Victor Kenji Kawakami Nagano; Angely Baltazar de Morais Coutinho e Helenice Quadros de Menezes.

ÚLTIMOS ARTIGOS: