BIBLIOTECA

Reforço de cloro em reservatório utilizando dosador hidráulico – Estudo de Caso

Resumo

Os sistemas de distribuição de água de abastecimento público com grandes extensões de rede sofrem com o decaimento de cloro no sentido Estação de Tratamento de Água (ETA) – Ponta de rede, sendo necessário em alguns casos realizar o reforço de cloro em pontos estratégicos, como reservatórios. Geralmente, isto é realizado com bombas dosadoras e soluções de hipoclorito de sódio (12%), mas esta solução apresenta algumas limitações de infraestrutura e logísticas (tais como a dependência de energia elétrica, preparo de soluções no local, elevado peso dos galões, entre outras). Este trabalho avaliou a técnica de dosagem hidráulica de ácido tricloroisocianúrico para reforço de cloro em um reservatório localizado distante da ETA, em substituição à dosagem de NaOCl aplicada através de bomba dosadora. Os resultados demonstraram que o dosador hidráulico se demonstrou satisfatório para o reforço de cloro no reservatório em questão, sendo verificada estabilidade ao longo do tempo e da distância de rede de distribuição das dosagens aplicadas de cloro.

Introdução

Os sistemas de distribuição de água de abastecimento público com grandes extensões de rede sofrem com o decaimento de cloro no sentido Estação de Tratamento de Água (ETA) – Ponta de rede. Em alguns casos, devido às longas distâncias e tempos de permanência da água no sistema de distribuição de água, seja na rede ou em reservatórios, é necessário realizar o reforço de cloro em alguns pontos.

Geralmente, este reforço de cloro é realizado em reservatórios de água dos sistema de distribuição, através da dosagem de hipoclorito de sódio (NaOCl, 12% de cloro ativo) com uso de bombas dosadoras. Entretanto, esta alternativa apresenta uma série de limitações, dentre as quais se destacam: logística complicada de reabastecimento do produto químico líquido, em alguns casos requer a preparação de soluções in loco, risco operacional aos técnicos que manejam o produto químico, requisito de ponto de energia elétrica, bombas susceptíveis a problemas elétricos e mecânicos, mangueiras utilizadas para a dosagem tem curta vida útil, entre outros.

Uma alternativa para reforço de cloro em reservatórios que não apresenta os problemas mencionados acima é a dosagem hidráulica de cloro. Os dosadores utilizam a própria pressão da rede (mínima de 5 mca) para aplicar cloro na concentração desejada, sem implicar em perda de carga significativa (≈1 mca). O produto químico utilizado neste caso são os tabletes sólidos de ácido tricloroisocianúrico. O ácido tricloroisocianúrico (C3N3O3Cl3) é uma N-cloroamina orgânica, obtida a partir da reação de halogenação do ácido isocianúrico, e apresenta um alto teor de cloro disponível (matéria ativa) em torno de 90%. Com esta técnica, obtém-se uma maior estabilidade do cloro na rede de distribuição, uma vez que as cloraminas orgânicas implicam em uma liberação mais lenta do ácido hipocloroso do que os métodos de cloração inorgânica (MACÊDO & BARRA,
2002; LIBÂNIO, 2005).

Neste contexto, o presente trabalho avaliou a técnica de dosagem hidráulica de ácido tricloroisocianúrico para reforço de cloro em um reservatório localizado distante da ETA, em substituição à dosagem de NaOCl aplicada através de bomba dosadora.

Autores: Fátima Ferraza Bragante; Allan Saddi Arnesen e Welton Carlos Marcanzola.

ÚLTIMOS ARTIGOS: