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Aplicação dos dados das autorizações de serviço (AS) para a redução das perdas de água por vazamento

Resumo

Os sistemas de abastecimento de água tem como objetivo a prestação de um serviço público fundamental para a saúde e o bem estar da população. A cobertura por acesso a água potável canalizada vem crescendo gradativamente, contudo as questões de qualidade de serviço ainda são um problema. No ano de 2015, o índice nacional de perdas de água foi de 36,7%, ou seja, de toda a água tratada, mais de um terço é desperdiçada. O componente do sistema onde acontece o maior número de vazamentos é nos ramais prediais, estima-se que entorno de 70% a 90% do número total de ocorrências, todavia em termos de volume de água perdido, a maior incidência é nas redes de distribuição.

Mediante a aplicação de indicadores de desempenho (ID) e processo de benchmarking, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar, por meio dos históricos das autorizações de serviço (AS) de conserto de redes de água, ramais prediais e cavaletes para os anos de 2009 a 2013, o serviço prestado no Sistema de Abastecimento de Água Costa Sul Leste (SCSL) operado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) localizado na cidade de Florianópolis/SC.

Como resultado, observou-se que o ID Op31 – avarias em redes de água, diminuiu ao longo dos anos, o principal fator de causa para a diminuição foi a troca de um trecho de tubulação submetido a pressão elevada. Os vazamentos em ramais, ao longo dos anos, diminuíram significativamente, de acordo com o cálculo do ID Op 32 – avarias em ramais prediais. Já os vazamentos em cavaletes mostraram resultados opostos no ID Op 32 – avarias em cavaletes. As hipóteses levantadas foram troca do material dos ramais e má qualidade da mão de obra de conserto, nessa ordem.

Por meio do processo de benchmarking, a área em estudo foi considerada de qualidade de serviço insatisfatória, segundo a classificação da ERSAR de Portugal, contudo mostrou resultados próximos ou melhores do que algumas referências nacionais e internacionais mencionadas.

Para a melhoria da qualidade do serviço prestado e redução das perdas de água por vazamento, foi proposto a utilização da AS como fonte de dados, por meio do relato da caracterização do vazamento no instante do conserto.

Introdução

As perdas em um sistema de abastecimento de água são responsáveis por grande parte do consumo de água de mananciais. Estimativas conservadoras apontam que o mundo perde, atualmente, em seus sistemas, 1/3 de toda a água tratada (PINTO, 2012). Associado a isso, tem-se o crescimento populacional, melhorias da qualidade de vida e o desenvolvimento das cidades que demandam ampliação crescente no fornecimento de água potável.

As alternativas para disponibilizar maior quantidade de água para população, além de campanhas para o uso racional da água, são: a ampliação dos sistemas existentes que nem sempre é possível por causa do alto custo e escassez dos recursos hídricos e a outra opção é a redução dos índices de perdas nos sistemas de abastecimento de água (REIS; CHEUNG, 2007).

De acordo com Tsutiya (2006) as etapas do sistema de abastecimento de água da captação até a reservação recebem, normalmente, mais atenção das equipes de operação, por estarem espacialmente mais concentradas, e também, são mais visíveis e visitadas. Já as redes de distribuição de água e os ramais prediais estão enterrados e dispersos pela cidade e às vezes de difícil acesso, por isso não recebem a devida atenção. No entanto, estas últimas partes, se encontram mais próximo do consumidor, por isso, devem merecer especial atenção, em particular no que se refere à qualidade da água e perdas por vazamentos.

As maiores deficiências observadas hoje em sistemas de abastecimento de água estão relacionadas com a deterioração dos sistemas antigos em virtude de falta de manutenção e recuperação, em particular na distribuição de água com tubulações antigas apresentando problemas de rompimentos e vazamentos. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo (SABESP) (2014) 51% das redes de água da cidade de São Paulo tem mais de 30 anos de uso no qual aumenta os casos de vazamentos.

As perdas de água por vazamentos representam a maioria das perdas em um sistema e, em geral, são resultados de pressões elevadas na rede de distribuição, redes antigas, materiais de baixa qualidade, sistemas mal gerenciados operacionalmente e má qualidade da mão de obra na execução de consertos (PINTO, 2012). Os levantamentos das causas prováveis e das caracterizações dos vazamentos são tão importantes quanto o reparo e o levantamento das perdas, já que se tem a oportunidade de atacar as causas do problema (BRASIL, 2007). Costa (2009) afirma que o registro de falhas é uma ferramenta importante no diagnóstico dos problemas de vazamentos. E que o treinamento constante das equipes é fundamental para evitar erros de preenchimento.

A utilização de indicadores de desempenho (ID) pelas empresas de saneamento é uma ferramenta valiosa para diagnosticar, planejar, operar e reabilitar sistemas de distribuição de água (SILVA, 2003). Molinari (2006) acrescenta que os ID constituem um instrumento fundamental de informar a todos os interessados sobre os níveis de serviço prestado ao longo do tempo. Ademais, a interpretação e avaliação podem ser feitos por meio da comparação entre setores de uma mesma empresa, entre diferentes épocas do progresso da empresa, ou ainda, a empresa pode ser comparada com outras de mesma atividade, este processo de comparação é denominado benchmarking.

O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar, por meio dos históricos das autorizações de serviço (AS) de conserto de redes de água, ramais prediais e cavaletes para os anos de 2009 a 2013, o serviço prestado no Sistema de Abastecimento de Água Costa Sul Leste (SCSL) operado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) localizado na cidade de Florianópolis/SC. Mediante a aplicação de indicadores de desempenho (ID) foi possível comparar os resultados entre diferentes épocas do progresso da região e também com outras empresas de mesma atividade, através do processo de benchmarking. Ademais, foi proposta a inclusão da anotação de mais dados de campo para utilizar a AS como fonte de dados na localização das causas raiz do problema vazamento.

Autores: Andréia Senna Soares; Ramon Lucas Dalsasso e Felipe Gustavo Trennepohl.

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