BIBLIOTECA

Qualidade da água e redução da poluição

Resumo

A diminuição da disponibilidade de água de boa qualidade é preocupação mundial e crescente. O monitoramento da qualidade da água, somado à adoção de boas práticas de manejo do solo e da água e ao uso de tecnologias para redução da produção de contaminantes, pode contribuir significativamente para minimizar esse problema e assegurar água de boa qualidade para todos. No presente capítulo, procurou-se elencar resultados de pesquisa que apontam caminhos que poderão ser seguidos.

A situação das águas da maior parte dos rios da América Latina tem se mostrado crítica desde a década de 1990. A poluição orgânica e por patógenos aumentaram mais de 50% entre 1990 e 2010, enquanto a poluição por sólidos dissolvidos totais (salinização) agravou em quase um terço nos rios da América Latina, Ásia e África. A concentração de coliformes fecais aumentou em quase dois terços nos rios da América Latina, África e Ásia entre 1990 e 2010 (A snapshot…, 2016). O lançamento de produtos químicos perigosos, inclusive aqueles que podem causar distúrbios hormonais, aumentou nesse período. O aporte de nutrientes, como fósforo e nitrogênio, promove a eutrofização de rios e lagos, perturbando processos naturais. Esse aumento da poluição foi atribuído ao aumento populacional, ao aumento da atividade econômica, à intensificação e expansão das atividades agropecuárias e ao aumento do despejo de águas residuais com pouco ou nenhum tratamento nos cursos d’água. As consequências negativas têm impacto na saúde, na pesca, nos ecossistemas, no uso da água para irrigação e na indústria, e no custo de tratamento da água, entre outros usos (A snapshot…, 2016).

Embrapa Qualidade da Água

Autores: Maria Sonia Lopes da Silva, Alexandre Matthiensen, Luiza Teixeira de Lima Brito, Jorge Enoch Furquim Werneck Lima, Cláudio José Reis de Carvalho

leia-integra

LEIA TAMBÉM: EM MOGI/SP, TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO TEM AUMENTO DE 30%, AFIRMA SEMAE

ÚLTIMOS ARTIGOS: