BIBLIOTECA

Simulação da qualidade da água do riacho fundo no Distrito Federal, utilizando o modelo QUAL2KW

Resumo

O foco desta pesquisa foi contribuir na gestão dos recursos hídricos e para o conhecimento da bacia hidrográfica e qualidade da água do Riacho Fundo, um dos afluentes do lago Paranoá, que recebe efluente tratado da Estação de Tratamento de Esgoto do Riacho Fundo. Para o estudo de qualidade da água na bacia hidrográfica foi utilizado no trabalho o modelo matemático QUAL2Kw, que considerou os parâmetros Oxigênio Dissolvido (OD), Demanda Bioquímica de Oxigênio rápida e lenta (DBOf e DBOs, respectivamente) no período seco. Para a calibração deles foram utilizados os coeficientes de desoxigenação (K1), reaeração (K2) e de decomposição (Kd). O parâmetro que se mostrou melhor calibrado foi OD com concentração média de 6,74 mg/l nos pontos de monitoramento. O valor de DBO rápida média simulada foi 4,69 mg/l. Quanto a DBO lenta, o valor médio simulado foi igual a 2,14 mg/l. Estes valores foram obtidos por meio da vazão regionalizada que, quando comparados com as concentrações encontradas utilizando vazões obtidas com base nos resultados de um modelo hidrológico mostraram-se inferiores para OD, 6,61 mg/l e superiores para DBOf e DBOs, 4,72 mg/l e 2,15 mg/l respectivamente. A partir destes valores constatou-se que o Riacho Fundo atende aos requisitos para um corpo d’água Classe 2 segundo a Resolução CONAMA 357/2005.

Introdução

O crescimento populacional, a industrialização, a expansão da agricultura e as mudanças climáticas, fenômenos inerentes ao desenvolvimento do país, vêm, constante e inevitavelmente contribuindo para o processo de degradação e escassez dos recursos hídricos. Dessa forma, a atual crise hídrica brasileira encara, fundamentalmente, dois obstáculos: a escassez e a qualidade do recurso hídrico.

A fim de compreender melhor o sistema que gerencia os recursos hídricos existem ferramentas que permitem representar de forma simplificada o comportamento de um determinado sistema, fornecendo respostas as diferentes entradas e condições de contorno que possam ocorrer. Essas ferramentas são conhecidas por modelos computacionais.

O QUAL2Kw consiste em uma ferramenta que, através da utilização de modelos matemáticos e dados medidos em laboratório ou obtidos da literatura, permite simular condições reais de fontes poluidoras e a interação dos sistemas ambientais com as mesmas (Tosta e Mendonça, 1997). Este tipo de modelo permite compreender a dinâmica dos cursos d’água, determinar pontualmente os parâmetros de qualidade de água e a sua variação em função das fontes poluidoras.

Autores: Jéssica Sousa da Silva; Amanda do Nascimento Ferreira; Carlo Renan Cáceres de Brites e Sara Ferrigo.

ÚLTIMOS ARTIGOS: