BIBLIOTECA

Projeto de automação para uma estação de tratamento de múltiplas fontes alternativas de água utilizando softwares e hardwares livres

Resumo: A água é o recurso natural mais valioso que temos. É a substância que possibilita a manutenção da vida e parâmetros como disponibilidade e qualidade influenciam diretamente no desenvolvimento de qualquer sociedade. Atitudes que levam à conservação das fontes de água potável precisam ser estimuladas em face ao cenário de escassez cada vez mais crescente em que vivemos e dentre essas atitudes temos a redução do desperdício, a implantação de sistemas de saneamento eficientes, o aproveitamento e o reaproveitamento de fontes alternativas de água. Alinhado com estas necessidades este trabalho tem como objetivo propor um sistema que possibilite o aproveitamento e o reaproveitamento de múltiplas fontes alternativas de água e que conte com um projeto de automação eficiente e de baixo custo com a utilização de hardwares e softwares livres. Seguindo estes princípios foi montada uma planta experimental com os processos de tratamento funcionando de forma combinada, mas respeitando as peculiaridades de cada efluente o projeto de automação contemplou todos os sensores e atuadores necessários para a operação da planta experimental e contou com software de supervisão SCADA open source. A planta foi montada, colocada em operação e todas as simulações obtiveram os resultados esperados.

Introdução: A água é um recurso natural e imprescindível à vida. Questões sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos vêm sendo cada vez mais destacadas nos últimos anos e nesse contexto, são necessários estímulos a práticas, programas e políticas que auxiliem na conservação deste recurso tão valioso.

Contextualização: O termo “Desenvolvimento Sustentável” surgiu em 1983 na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado pelas Nações Unidas e significa o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que visa o não esgotamento dos recursos para o futuro. O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem. Um dos marcos referenciais para o desenvolvimento sustentável é a Agenda 21 que foi criada na Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro em 1992 (também conhecida como Rio 92). Ela estabelece um plano de ação elaborado de forma consensuada por governos e instituições de diversos países, visando orientar um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Desde então, em todo o mundo, aumentou-se o número de experiências que visam principalmente reduzir, reciclar, reutilizar e recuperar os resíduos gerados. A promoção de atividades conservacionistas como desenvolvimento de fontes alternativas para o abastecimento de água, a recarga artificial de aquíferos e o reúso de águas residuárias surgem como alternativas para o problema da água potável.

Autores: Lucas Alves Rodrigues e Thiago Rodrigues Faria.

Leia o estudo completo: projeto-de-automacao-para-uma-estacao-de-tratamento-de-multiplas-fontes-alternativas-de-agua-utilizando-softwares-e-hardwares-livres

ÚLTIMOS ARTIGOS: