BIBLIOTECA

Desafios e aprendizados na elaboração dos planos de segurança de barragens para as barragens Jaguari e Cachoeira, pertencentes ao sistema de abastecimento Cantareira

Resumo

As Barragens são estruturas fundamentais ao aumento da disponibilidade hídrica, sendo fundamentais para muitos sistemas de recursos hídricos. Porém, como toda estrutura, estas estão sujeitas a falhas de segurança e ao risco de ruptura. Apesar de a ruptura ser um evento raro, quando esta ocorre está relacionado a grandes impactos, inclusive com potencial perda de vidas e desastres ambientais. No intuito de minimizar a ocorrência destes eventos e de fomentar a cultura de segurança de barragens no Brasil, se insere a lei federal 12.334/2010 e o Plano de Segurança de Barragens (PSB), um de seus instrumentos. Este trabalho discorre a organização e as ferramentas utilizadas pela equipe da Sabesp para atendimento ao prazo estipulado pelo órgão fiscalizador.

Introdução

O acesso à água é essencial para o desenvolvimento humano tanto em ambientes urbanos quanto rurais. Neste contexto, as barragens são elementos que possibilitam o aumento da disponibilidade hídrica, sendo fundamentais em sistemas de recursos hídricos. As barragens são estruturas concebidas com diversas finalidades como abastecimento de água para consumo humano, dessedentação animal, geração elétrica, regularização de vazões, controle de cheias, irrigação e navegação.

O elemento básico em qualquer estrutura de engenharia é a segurança. Neste contexto, as barragens são estruturas complexas que estão sujeitas a falhas de segurança e ao risco de ruptura. Apesar de barragens apresentarem baixa probabilidade de ruptura, a ocorrência deste evento está ligada a impactos catastróficos, incluindo perdas de vidas humanas . O conceito de segurança de barragens, abrange todos os fatores que possam comprometer a boa operação da estrutura a curto, médio e longo prazo. Estes aspectos envolvem a segurança estrutural, monitoramento adequado, segurança operacional e manutenções, e plano de ação emergencial (WIELAND, 2016).

Os principais objetivos de qualquer conceito de segurança são minimizar todos os riscos, e gerenciar da melhor maneira possível os riscos remanescentes. (WIELAND, 2016). Muitas iniciativas de fomentar a segurança de barragens no Brasil foram desenvolvidas ao longo das últimas décadas, com especial destaque à criação da lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) (BRASIL, 2010), marco legal para a definição de uma orientação e controle sobre essas estruturas, incentivando que as mesmas sejam geridas segundo o princípio da prevenção.

O Sistema Cantareira, principal sistema de abastecimento da Sabesp, concebido na década de 70 para atendimento à crescente população da Região Metropolitana de São Paulo, que impulsionava a demanda ano após ano, é composto por 06 (seis) barragens que juntas acumulam cerca de 1500 hm³ e que permitem o encaminhamento da água para abastecimento por cerca de 28 quilômetros de túneis e canais, vencendo um desnível geográfico de mais de 100 metros.

Neste contexto, este trabalho apresenta os desafios, aprendizados e os resultados alcançados durante a elaboração do Plano de Segurança de Barragens (PSB) para as barragens do Jaguari e do Cachoeira, integrantes do Sistema Cantareira.

ÚLTIMOS ARTIGOS: