BIBLIOTECA

Higienização de lodo anaeróbio submetido à caleação

Resumo

O lodo de reatores biológicos que trata esgotos domésticos, contém elevadas concentrações de contaminantes, por isso, torna-se importante submetê-los ao desaguamento e à higienização antes do seu destino final, evitando a adição direta de patógenos diversos e substâncias químicas não desejadas no solo agriculturável. O lodo de esgoto doméstico, após ter sido higienizado com a adição de cal, pode ter aproveitamento agrícola efetuado como corretivo de acidez e de fertilidade como a reciclagem da matéria orgânica e o aporte de nutrientes no solo, melhorando suas propriedades físicas, químicas e biológicas e a produtividade agrícola. Objetivou-se, com a realização deste trabalho, definir as doses de cal para higienização de um lodo gerado no tratamento secundário de esgoto doméstico, apresentar suas características químicas, após executada a caleação. O lodo analisado foi coletado no leito de secagem da ETE Dancing Days, Recife, PE, onde foi obtida a sua curva de incubação, adicionando-se diferentes doses (0, 15, 30 e 45 %) de cal hidratada, Ca(OH)2. Para se manter o pH ligeiramente superior a 12, por mais de 2 h após ter sido realizada a mistura, a dose de cal a ser aplicada deve ser de 45%. Sendo assim, o presente trabalho vem relatar um estudo realizado em nível de bancada em uma estação de tratamento de esgoto projetada para a vazão nominal de 289 L/s. Os estudos realizados nessa estação possibilitarão a destinação e aproveitamento agrícola do lodo gerado.

Introdução

Muitas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) tem se deparado com um volume grandioso de lodo gerado em suas estações e procurado dispor de forma correta e aproveitando o potencial de seus resíduos com possibilidade de destinação agrícola. A partir de tal constatação, decidiu-se investigar em laboratório o uso de Cal Hidratada de como meio de higienização do lodo para estes fins.

O presente trabalho contém estudos realizados no laboratório de qualidade da COMPESA com o lodo proveniente da estação de tratamento de esgotos de Dancing Days, em Recife/PE.

Para melhor entendimento da importância deste trabalho é preciso que se conscientize de que a reciclagem agrícola tem proporcionado inúmeros benefícios tanto para o homem quanto para a natureza. Logo, a reciclagem transforma um simples resíduo em um importante insumo agrícola, que fornece nutriente e matéria orgânica ao solo. Grandes vantagens foram percebidas com a utilização do lodo na agricultura, a saber, redução da emissão de CO2 causada pela incineração, necessidade de adição de fertilizantes químicos em menor quantidade e aumento do teor de matéria orgânica do solo (FEITOSA, 2009).

O lodo quando é aplicado na agricultura promove benefícios para as propriedades físicas do solo, como por exemplo, a formação de agregados das partículas do solo, que por sua vez aumentam o tamanho dos espaços vazios, trazendo conseqüências diretas na melhoria de infiltração e retenção de água; permitindo também uma maior capacidade de aeração.

O trabalho foi planejado em duas etapas. Na primeira, realizou-se em laboratório uma investigação experimental utilizando-se cal hidratada como alcalinizante em diferentes concentrações. Na segunda etapa, baseando-se nos resultados obtidos na primeira, pretende-se aplicar na estação de tratamento de esgotos a dosagem ótima de Cal estudada, levando-se em conta os parâmetros físicos e químicos investigados em laboratório.

Dos estudos realizados em laboratório concluiu-se que a escolha adequada da concentração de Cal hidratada pode proporcionar não só a possibilidade de tratamento do lodo da ETE, como também a reciclagem agrícola do lodo de esgotos.

O desenvolvimento desse trabalho contou com o apoio e a participação da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA).

Autores: Carlos Henrique Gomes Mendonça;  Joseílda Oliveira de Almeida e Valderice Pereira Alves Baydum.

ÚLTIMOS ARTIGOS: