BIBLIOTECA

Gestão da água na bovinocultura de leite

Resumo

A bovinocultura de leite é uma das atividades que utiliza mais água na agropecuária sendo consumido, em média, 100 L por animal durante o processo de ordenha. Adicionando a ingestão diária, a irrigação de pastagens e culturas para obtenção de grão, obtém-se um valor médio de 6 L de água por litro de leite produzido. O estudo buscou identificar, quantificar e minimizar os usos da água no processo produtivo de leite, em uma fazenda na região Sul do Brasil, propondo posteriormente, um plano para o uso eficiente da água no processo de ordenha e a disposição final adequada do dejeto gerado.

Introdução

O homem vem enfrentando um desafio crítico na solução da crise hídrica, definida tanto pela escassez de água quanto pela degradação observada nos ecossistemas adjacentes (KIJNE; BARKER; MOLDEN, 2003). A agropecuária, onde se insere a bovinocultura de leite, é o setor produtivo primário que utiliza mais água atualmente. Neste cenário, enquadram-se os consumos referentes à irrigação das pastagens e culturas de grãos utilizadas na alimentação animal, bem como os volumes associados à dessedentação e ao manejo diário das vacas leiteiras. Na região Sul do Brasil, a bovinocultura de leite é uma das atividades pecuárias que mais contribui para a economia, mas também uma das que mais água necessita no desenvolvimento da produção. Nestas regiões produtivas, a pressão sobre as reservas de água é cada vez mais uma questão central para a sustentabilidade da produção.

Na bovinocultura de leite, cada litro de leite produzido pelo animal, em média necessita de seis litros de água, não considerando o volume consumido no decorrer do processo de ordenha (aproximadamente 100 litros) (COOPERATIVA CENTRAL DOS PRODUTORES RURAIS DE MINAS GERAIS, 2004). O consumo desmensurado de água durante a produção acarreta, consequentemente, a produção de um volume de dejetos superior, o qual deverá ter uma destinação adequada. Assim, melhorar a eficiência do uso de água no decorrer do processo produtivo de leite ajudará a preservar as fontes de água e o seu acesso no futuro. Convém referir que o desconhecimento do consumo real de água nas fazendas de produção de leite, nos seus diversos usos, tem-se apresentado como a maior lacuna para a implementação do conceito do uso eficiente na produção.

Em face deste vazio de informação, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar os resultados preliminares de um diagnóstico realizado a uma fazenda de bovinos, produtora de leite, localizada em Campo Largo, Estado do Paraná, identificando os principais usos de água no processo produtivo e propondo, posteriormente, um plano para a implantação do uso eficiente da água.

Autores: Nicole Friedrich Neumann; Paulo Belli Filho; Jorge Manuel Rodrigues Tavares e Lucas Arns Neumann

 


 

ÚLTIMOS ARTIGOS: