BIBLIOTECA

Avaliação preliminar dos resultados operacionais de uma estação de tratamento de esgotos em escala real, com tratamento terciário – ETE Ibirité

Resumo

A ETE Ibirité, objeto deste estudo, foi implantada com a tecnologia de lodos ativados associada ao MBBR e é operada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG. Está localizada no município de Ibirité.

O efluente final desta unidade é lançado na Lagoa de Ibirité, conhecida também como Lagoa da Petrobrás. Os resultados avaliados demonstraram elevada capacidade de remoção de matéria orgânica, nutrientes e outros poluentes, gerando um efluente final com características superiores aos padrões estabelecidos na legislação vigente (DN COPAM/CERH-MG Nº 01/2008).

O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho da fase líquida do sistema de tratamento de esgoto implantado na ETE Ibirité, onde serão avaliadas as concentrações efluentes e eficiências de remoção dos principais constituintes dos esgotos sanitários e do atendimento aos padrões de lançamento, tendo como referência um ano e meio de monitoramento.

Introdução

O sistema de lodos ativados é bastante utilizado em nível mundial, principalmente quando se tem uma demanda por efluente de qualidade e possui baixa disponibilidade de área para a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. Segundo VON SPERLING (2005), o desenvolvimento tecnológico trouxe novas perspectivas para este processo de tratamento, dentre elas a incorporação de leitos móveis como meio suporte para o crescimento da biomassa.

O MBBR (moving bed biofilm reactor) é uma das variantes desta alternativa técnica e pode ser utilizada em estações existentes com o objetivo de ampliar a capacidade de tratamento, pois o meio suporte permite o aumento da biomassa no reator sem que ocorra o aumento do volume desta unidade. Também pode ser aplicada em ETE novas.

A ETE Ibirité, objeto deste estudo, foi implantada com a tecnologia de lodos ativados associada ao MBBR e é operada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG. Está localizada no município de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH. Todos os cursos de água do município de Ibirité deságuam no Ribeirão Ibirité e por sua vez, no ponto mais baixo, a Represa Ibirité ou, como mais conhecida, Lagoa da Petrobrás.

O efluente final desta unidade é lançado na Lagoa da Petrobrás, devendo atender aos padrões de lançamento vigentes no Estado de Minas Gerais (DN COPAM/CERH-MG Nº 01/2008): DBO: 60 mg/L ou eficiência de remoção de no mínimo 60% e média anual igual ou superior a 70%; DQO: 180 mg/L ou eficiência de no mínimo 55% e média anual igual ou superior a 65%; SST: até 100 mg/L; SSed: até 1 mL/L.

Autores: Saulo Nonato de Souza; Frieda Keifer Cardoso; Priscilla Otávia Tito Jardim e Sirlei Geraldo de Azevedo.

ÚLTIMOS ARTIGOS: