BIBLIOTECA

Estudo do poder adsortivo do resíduo gerado na produção de cerveja utilizando sistema em leito diferencial

Resumo: O Brasil é um dos grandes produtores de cerveja do mundo gerando grande quantidade de resíduos agroindustriais. Esse trabalho visa buscar formas alternativas para o aproveitamento do resíduo gerado na produção de cerveja, utilizando-os como biomassa seca para servir como bioadsorvente de compostos orgânicos. A adsorção é um processo de separação e purificação, sendo um método eficaz no tratamento de efluentes com poluentes orgânicos. Foram realizadas avaliações de isoterma de equilíbrio e cinética. Para a primeira etapa, cinética de adsorção, foram realizadas 3 experimentos, cada uma com 12 amostras de soluções com 8,6mL; 12,0mL e 15,6mL de gasolina com 40mL de água. Colocou-se sob agitação por 5 minutos até a máxima mistura das duas substâncias, em seguida, adicionou-se a biomassa seca e a cada 5 minutos uma amostra foi retirada. Na segunda etapa do processo, isoterma de equilíbrio, foram realizadas 10 concentrações diferentes de água com agente contaminante gasolina com variação de 5 a 50% do agente contaminante e colocado sob agitação por 5 a 60 minutos para mistura das substâncias. Na adsorção em leito diferencial, foram realizados 3 amostras de concentrações diferentes de água/gasolina com variação de 5,0, 7,5 e 10,0% do agente contaminante, em seguida, adicionou-se a biomassa seca durante um tempo de até 120 minutos. Para a cinética de adsorção descreveu que o bagaço adsorveu de forma satisfatória quase 50% do total do seu contaminante. Já na isoterma de equilíbrio obteve-se um resultado satisfatório com capacidade máxima de adsorção de 10,1mL/g, e no sistema de leito diferencial os resultados para as concentrações estudadas, o bagaço adsorveu quase todo o contaminante, apresentando como um bom adsorvente de composto orgânico, sugerindo estudos futuros, mais aprofundados com o bagaço de cerveja, como aplicação de outras variações de concentrações para melhor análise da máxima adsorção.

Introdução: Entre os países em desenvolvimento, o Brasil destaca-se como um grande produtor de cerveja (GUIMARÃES, 2007). No entanto, esta alta produtividade pode gerar um expressivo aumento no volume dos resíduos agroindustriais decorrentes de inadequadas condutas na cadeia produtiva, transporte, comercialização e conservação (PORTELA, 2009). Os resíduos orgânicos apresentam em sua constituição química um percentual de nutrientes considerável. O bagaço de malte, também conhecido como polpa de cervejaria, borra de cervejaria ou bagaço de cerveja é um subproduto da indústria resultante do processo de fermentação ao qual são submetidos os grãos utilizados no processo de cerveja. De acordo com Costa et al. (2006), este representa 85% do total de subprodutos gerados pela indústria cervejeira, sendo considerado dessa forma o mais importante subproduto proveniente desse processo. Neste sentido, o aproveitamento integral dos alimentos tem sido adotado como medida de fácil entendimento, pois é uma prática sustentável ecologicamente correta, com maior utilização de recursos naturais permitindo redução de gastos com alimentação da família, estimula a diversificação dos hábitos alimentares sem esquecer, no entanto a questão nutricional (SANTANA, 2005), bem como dá um destino adequado a um resíduo que seria descartado no meio ambiente. Uma forma de atuação, no que diz respeito ao aproveitamento de resíduos, é a de buscar utilizações viáveis e econômicas para os inevitáveis resíduos agroindustriais gerados. Sempre que possível, o resíduo final deverá constituir matéria prima para um novo processo, constituindo uma segunda transformação. Ressalta-se a importância dos talos, bagaço, folhas, cascas e entrecascas. O uso desses resíduos contribui para a preservação ambiental. A adsorção é um processo de separação e purificação de grande aplicação na indústria química, petroquímica e bioquímica. A descoberta e comercialização de novos materiais adsorventes conduziram ao desenvolvimento da adsorção como processo de separação (RUTHVEN, 1984). Uma opção válida para a remoção de poluentes diluídos em efluentes líquidos, bem como para a recuperação de componentes de alto valor agregado diluídos em correntes industriais (SCHEER et al., 2002). (…)

Autora: FERNANDA VIEIRA AMORIM.

Leia o estudo completo: estudo-do-poder-adsortivo-do-residuo-gerado-na-producao-de-cerveja-utilizando-sistema-em-leito-diferencial

ÚLTIMOS ARTIGOS: