BIBLIOTECA

Desinfecção por ultravioleta: uma tecnologia verde e energeticamente eficiente de desinfecção de água

Resumo

A desinfecção é uma prática comum no processo de tratamento de água para proteção da saúde pública e da vida aquática contra patógenos. Desde o início do século 20, a cloração é a tecnologia mais utilizada. Cem anos depois, porém, esta tecnologia vem sendo cada vez mais questionada devido à crescente preocupação com a formação de subprodutos tóxicos e carcinogênicos durante a desinfecção com cloro.

Como consequência, processos de desinfecção sem a utilização de químicos, como a irradiação ultravioleta (UV), têm ganhado importância. A fim de garantir aos operadores o desempenho confiável dos sistemas de desinfecção por UV, foram desenvolvidas em vários países normas de projeto e operação destes sistemas. O desenvolvimento da tecnologia da lâmpada UV e os avanços no projeto do sistema UV resultaram em sistemas energeticamente eficientes, de fácil operação e manutenção, tornando-os uma solução verde e competitiva em relação ao cloro.

Assim, atualmente, centenas de milhares de sistemas UV instalados ao redor do mundo provam a confiabilidade desta tecnologia de desinfecção, desde a desinfecção de efluentes primários e secundários para a descarga em áreas sensíveis, até o fornecimento de água potável convencional e tratamento de efluentes para reuso em processos industriais específicos.

Este artigo fornece uma visão geral dos benefícios e dos avanços da tecnologia de desinfecção por ultravioleta e também alguns exemplos de instalações existentes.

Introdução

Considerando a relação entre a contaminação patogênica das águas superficiais e as doenças transmitidas pela água, tem-se hoje um número crescente de leis que definem os limites de bactérias coliformes e outros organismos indicadores no descarte de efluentes em corpos hídricos. Enquanto no passado a cloração era frequentemente a tecnologia escolhida para desinfecção, um alto número de impactos negativos associados à desinfecção com cloro, como mostrado na Tabela 1, apoiou a busca de tecnologias de desinfecção alternativas. Entre estas, a radiação ultravioleta (UV) é considerada a solução mais simples e de melhor custo-benefício que não altera a química da água.

Tabela 1: Comparação entre a Desinfecção por Cloração e UV

tabela-1

Especificamente em águas residuais, altos níveis de carbono orgânico total (COT) podem demandar altas doses de cloro para atingir os níveis de descarte definidos, o que, por sua vez, aumenta o potencial de formação de subprodutos de desinfecção. Enquanto no abastecimento de água potável pode ser desejável um residual de desinfecção, muitas vezes é necessário o oposto nos descartes de águas residuais: cada vez mais regulamentações exigem uma etapa específica de decloração para proteger a vida aquática e áreas ambientalmente sensíveis do residual tóxico do cloro.

Autores: Larissa Matos Scarpelini e  Kirsten Meyer.

ÚLTIMOS ARTIGOS: