BIBLIOTECA

Clarificação e adensamento de resíduos gerados em eta de dupla filtração com o uso de polímeros sintéticos

Resumo

Os resíduos gerados nas estações de tratamento de água requerem atenção especial, pois possuem grande potencial de poluição e contaminação, se forem lançados no meio ambiente sem o devido tratamento. A decisão quanto ao processo a ser adotado para o tratamento e disposição destes resíduos depende fundamentalmente de um balanceamento entre critérios técnicos e econômicos, com a apreciação dos méritos quantitativos e qualitativos de cada alternativa. O presente trabalho teve como objetivo, caracterizar os resíduos gerados em uma ETA de dupla filtração, e por meio de ensaios de bancada, avaliar a eficiência da clarificação e do adensamento por gravidade dos resíduos com a aplicação de polímeros sintéticos. Os resultados demostraram, que os resíduos da ETA de dupla filtração são similares aos resíduos gerados em filtros rápidos de ETAs de ciclo completo. O uso de polímeros mostrou-se eficiente no processo de clarificação dos resíduos da ETA, entretanto o adensamento por gravidade do lodo com os polímeros atingiu teor de sólidos máximo abaixo de 1%, o que pode inviabilizar o emprego na sequência do tratamento do lodo de algumas tecnologias mecânicas de desaguamento, como a centrífuga e o filtro prensa.

Introdução

Em seu estado natural, as águas superficiais apresentam inúmeras impurezas que podem causar prejuízos à saúde humana. As estações de tratamento de água (ETAs), tem como objetivo remover essas impurezas, produzindo água potável que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido pela portaria 2.914/11 do Ministério da saúde (Silveira, 2012).

O tratamento e disposição dos resíduos gerados em ETA’s é um problema negligenciado no Brasil. Sem o tratamento adequado, estes resíduos são direcionados diretamente para os corpos d’água, causando graves danos ambientais. Nas ETA’s de ciclo completo, os resíduos são gerados nas etapas de decantação e filtração, sendo denominados de lodo de decantadores e de água de lavagem de filtros, respectivamente.

Apesar da tecnologia de ciclo completo ser a mais comumente encontrada no Brasil, tecnologias de menores custos de implantação e operacional, como a dupla filtração, se difundiram bastante no tratamento de águas eutrofizadas, com matéria orgânica natural e baixa turbidez. Diferente das ETA’s de ciclo completo, a dupla filtração não possui as unidades de floculação e decantação, sendo que os resíduos gerados no tratamento são provenientes das descargas de fundo dos filtros ascendentes e das lavagens dos filtros ascendentes e descendentes.

Para Di Bernardo et al. (2012), os resíduos de ETA podem ter características diversas, pois a sua geração depende de diversos fatores (qualidade da água bruta, tecnologia de tratamento da ETA, dosagem de produtos químicos). Essas diferentes características dos resíduos dificultam a definição do melhor sistema de tratamento, pois interferem nos processos de adensamento, desaguamento e secagem do lodo.

Tendo em vista esta problemática, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar os resíduos gerados em uma ETA de dupla filtração, e por meio de ensaios de bancada, avaliar a eficiência da clarificação e do adensamento por gravidade dos resíduos com a aplicação de polímeros sintéticos.

Autores: Ana Christina Horner Silveira; Sérgio Carlos Bernardo Queiroz; Giulliano Guimaraes Silva; Rafael Montanhini Soares de Oliveira e Angela Di Bernardo Dantas.

ÚLTIMOS ARTIGOS: