BIBLIOTECA

Influência da área na regionalização de vazão da bacia do rio Piquiri

Resumo

A regionalização de vazão é um método alternativo utilizado para realizar a transferência de dados de vazão de estações fluviométricas que possuem dados para locais que não possuem ou que a amostra de dados não são suficientes. Devido à grande extensão territorial do Brasil e a quantidade e extensão dos rios do país, a falta de estações que monitorem a vazão e outros tipos de dados é dada devido ao alto custo, de implantação, operação e monitoramento (TUCCI, 2010). Para isso a alternativa acaba se sendo a criação e o uso de metodologias que supram essa falta, por isso a regionalização de vazão surge como alternativa fazendo a espacialização desses dados. Por isso, o objetivo deste estudo, foi realizar a regionalização da bacia do rio Piquiri usando apenas a área de drenagem, para verificar a sua influência no método. Os resultados encontrados foram satisfatórios para a maioria das estações, porém, outros fatores característicos, são importantes, pois estes reduzem os erros encontrados, notou-se que em áreas menores os resultados esperados foram inversos, trazendo incertezas.

Introdução 

A regionalização de vazão é um método hidrológico, utilizado para transferir dados de vazão de estações onde há dados, para onde há a escassez ou falta destes, através do uso também de características físicas e climáticas da bacia (TUCCI, 2010). Essa falta ou escassez de dados no Brasil é ocasionada pela extensão territorial do país, além da quantidade de rios que torna os custos de implantação, operação e manutenção que as tornam inviáveis.

O método da regionalização então surge como uma alternativa para que possa se realizar estudos iniciais na área pretendida, tais como estudos hidrológicos, que possam vir a servir para gestão dos recursos hídricos, e também estudos de possíveis usos desse recurso para implantação de empreendimentos. Para isso, a licença, ou outorga para esse uso é dada pelo tipo de empreendimento a ser implantado, tais como captação de água para abastecimento público, atividades pesqueiras e de produção de organismos para venda, implantação de hidrelétricas, onde para implantação é necessário apresentar os estudos para obter-la, e pela falta de dados sem este método acaba afetando a gestão dos recursos hídricos, e por consequência as atividades relacionadas a esse.

Neste método, a regionalização de vazão é realizada através de equações que são determinadas em função de características da própria bacia, além de características climáticas, tais como área da bacia, densidade de drenagem, declividade do rio, onde a utilização para o cálculo pode ser para vazões mínimas, médias ou máximas, ai vai depender do método a ser utilizado, das informações que tem disponível, foco do estudo e a exploração das variáveis.

Dentre os métodos de regionalização, podem ser elaboradas para funções estatísticas de variáveis hidrológicas, para funções específicas que relacionam variáveis e para parâmetros de modelos hidrológicos (TUCCI, 2010), variando então do foco do estudo. Devido a esses fatores, a regionalização possibilita a realização de outros estudos hidrológicos como, por exemplo, o de qualidade da água, escoamentos, regimes de vazões, hidrograma unitário e outros estudos que são fundamentais para um eficiente projeto tornando melhor a gestão de recursos hídricos, já que a disponibilidade de dados para estudos mais precisos é escassa.

Diante disso, o objetivo deste trabalho é realizar o levantamento e análise de dados hidrológicos da bacia do Rio Piquiri que está localizado na região centro-sul do estado do Paraná, e possui aproximadamente 485 quilômetros de extensão, abrangendo em torno de 69 municípios (PAROLIN, 2010), para que com esses dados, possa ser elaborada, a regionalização de vazão através da função específica, utilizando a equação de regressão, analisando apenas o parâmetro área de drenagem dentro do método.

O rio Piquiri, está localizado no estado do Paraná tendo 485 km de extensão e abrangendo em torno de 69 municípios e em toda a sua extensão (PAROLIN, 2010 e SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS, 2016). Este, apesar de sua extensão, apresenta poucas estações fluviométricas com dados suficientes para estudos, além de os estudos hidrológicos realizados dentro da bacia, se comparado com as outras bacias do estado, é menor.

Devido a isso o objetivo desse trabalho, foi aplicar o método da regionalização de vazão através da função específica na bacia do rio Piquiri, utilizando a equação de regressão, onde apenas a área de drenagem foi utilizada para verificar a sua influência dentro do método, e obter equações de regionalização do Q95 e do Q50.

Autores: Fernanda Zanela Alves; Eudes José Arantes; José Hilário Delconte Ferreira e Maristela Moresco Mezzomo.

 


ÚLTIMOS ARTIGOS: