BIBLIOTECA

Controle nas saídas de reservatórios com implantação de válvula redutora de pressão – um caso de redução de perdas reais

Resumo

O presente trabalho visa demonstrar os ganhos nas perdas reais relacionados aos diâmetros das intervenções. No controle em alças de reservatório o resultado tende a ser maior devido à área de abrangência da redução de pressão. Será explanado as considerações e os pontos de atenção para uma solução assertiva dentro do campo de redução de perdas, de maneira que, mesmo com uma solução já conhecida no saneamento possamos alcançar resultados consideravelmente superiores ao exposto até o momento. A instalação de uma Válvula Redutora de Pressão não consiste apenas na verificação do ponto crítico e da sua pressão de operação em jusante e sim de diversas considerações para a operação e desenvolvimento de um sistema de abastecimento consciente e sustentável.

Introdução

A implantação de válvulas redutoras de pressão é uma solução conhecida no setor de saneamento quando o assunto tratado é controle de perdas reais. Sua utilização já explanada em diversas ocasiões por profissionais do saneamento consiste na criação de um setor para operação da VRP de acordo com a topografia da região abrangida e a pressão mínima para abastecimento conforme normas vigentes (NBR 12218).

Avaliar o comportamento do setor de abastecimento caso o controle de pressão seja executado na saída do reservatório, isto é, numa rede de distribuição primária onde o setor de controle da VRP será o próprio setor de abastecimento. Por tratar-se de uma intervenção de grande proporção cujo funcionamento afeta um grande número de pessoas esse assunto deve ser discutido e verificadas todas as suas peculiaridades.

Existem diversos equipamentos hidráulicos que compõe um sistema de abastecimento. Dentre os influenciadores na pressão do sistema, os principais são conjuntos moto bombas (booster) e as próprias VRPs, trabalhando para aumento e redução de pressão respectivamente. O comportamento destes equipamentos pode ser severamente afetado por uma intervenção desta importância, pois, a ação da VRP será redução de pressão em sua jusante o que implica na redução de pressão montante dos equipamentos eventualmente existentes e do setor como um todo.

Este trabalho contempla um estudo das condições prévias para instalação da VRP de saída de reservatório e estudo de caso.

Autor: Ronam Machado Toguchi.

ÚLTIMOS ARTIGOS: