BIBLIOTECA

Cianobactérias, cianotoxinas e o tratamento químico da água: uma análise bibliométrica da produção científica mundial

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de análise bibliométrica realizada com o intuito de analisar a produção científica mundial sobre cianobactérias, cianotoxinas e o tratamento químico de água.Devido à infinidade de técnicas e à grande diversidade de cianotoxinas identificadas atualmente, optou-se por restringir a análise das publicações, voltando-se para os métodos químicos de tratamento de água aplicados de maneira singular ou combinados, para degradação e remoção de cianotoxinas da água, focando principalmente nos casos práticos para remoção de MC-LR. Em um primeiro momento, procedeu-se a análise do perfil das publicações, identificando-se quais foram os periódicos mais utilizados para a divulgação das pesquisas, a procedência geográfica e institucional dos autores e da bibliografia utilizada, além da análise das citações e das redes de relações estabelecidas mundialmente, referentes às publicações científicas sobre cianobactérias, cianotoxinas e o tratamento de água. Em termos numéricos, analisaram-se os dados bibliométricos de 1255 trabalhos publicados entre 1980 e junho de 2017. O ano de 2013 apresentou o maior número de publicações desde 1980.

Introdução

As cianobactérias, anteriormente também chamadas de “algas azuis” (denominação antiga que caiu em desuso) compreendem um grupo de microrganismos procariontes, unicelulares ou multicelulares, que realizam fotossíntese aeróbia (CASTENHOLZ; WATERBURY, 1989). Apesar de sua fundamental importância na produção primária da cadeia trófica, da contribuição de espécies na fixação de nitrogênio para o solo, do seu potencial para produção de alimentos e geração de energia, as cianobactérias podem desencadear uma série de problemas. Cepas toxigênicas têm sido encontradas tanto em sistemas de águas interiores quanto em águas costeiras, no Brasil e no mundo.

Em se tratando de água de abastecimento, o crescimento excessivo de cianobactérias em reservatórios gera problemas práticos graves (CHORUS; BARTRAN, 1999). As cianotoxinas representam um desafio para o tratamento de água potável, uma vez que envolve a remoção de substâncias orgânicas na forma solúvel, e também presentes no interior das células. Há dois tipos de processos aplicados ao tratamento de água. Os processos de separação, onde geralmente são empregadas barreiras físicas, e os processos de conversão, que são de natureza química. Embora os processos de conversão sejam caracterizados por destruir a substância de interesse, poderá ocorrera formação de subprodutos da reação. Processos de conversão ideais são aqueles cujos produtos de reação são inócuos (HRUDEY et al., 1999).

De acordo com os mecanismos de toxicidade, os efeitos das cianotoxinas variam de hepatotóxicas, neurotóxicas e dermatotóxicas, podendo levar à inibição geral da síntese de proteínas. De acordo com a estrutura química, dividem-se em três grandes grupos: peptídeos cíclicos, alcalóides e lipopolissacarídeos (LPS). Como o próprio nome sugere, as hepatotoxinas atacam diretamente o fígado. As Microcistinas (MCs) compõem a classe de hepatotoxinasmais frequentemente encontrada ao nível global.

Os efeitos observados variam de agudos a crônicos, dependendo das condições de exposição. Bioensaiosagudos em ratos demonstraram que estas cianotoxinas causam a morte por hemorragia hepática dentro de algumas horas. Efeitos crônicos estão relacionados ao surgimento de tumores (SIVONEN; JONES, 1999). A partir da década de 1990, cianobactérias e cianotoxinas passaram a ganhar destaque no cenário mundial, devido aos crescentes casos de intoxicação envolvendo animais e humanos

. Neste sentido, as análises da tendência das pesquisas acadêmicas sobre o tema tem sido premente e tem se tornado viável a partir das análises bibliométricas. A bibliometria é um método quantitativo, a partir do qual é possível evidenciar as tendências da produção científica em determinado assunto, bem como as relações entre os grupos de pesquisas e de coautoria, a partir da análise de bases de dados. A diferença essencial entre otradicional levantamento bibliográficoe a bibliometria é que esta utiliza métodos quantitativos – a abordagem bibliométrica consiste na aplicação de técnicas estatísticas e matemáticas, na busca por uma avaliação objetiva da produção científica (NICHOLAS e RITCHIE, 1978). A bibliometria abrange todos os estudos que procuram quantificar os processos da comunicação escrita, aplicando métodos numéricos específicos.

Para Araújo (2006), a área mais importante da bibliometria é a análise de citações, que investiga as relações entre os documentos citantes e os documentos citados considerados como unidades de análise, no todo ou em suas diversas partes: autor, título, origem geográfica, ano e idioma de publicação. O objetivo do trabalho foi compilar os principais autorese publicações a respeito de cianobactérias e cianotoxinas, obtendo-se o perfil da produção científica mundial,sob o ponto de vista de conteúdo e abordagens. Devido à infinidade de técnicas e à grande diversidade de cianotoxinas identificadas atualmente, optou-se por restringir a análise das publicações, voltando-se para os métodos químicos de tratamento de água aplicados de maneira singular ou combinados, para degradação e remoção de cianotoxinas da água, focando principalmente nos casos práticos para remoção de MC-LR.

Autores: Luciana Muller; Thomaz Aurélio Pagioro; Adriane Martins de Freitas e Lucia Martins Pagioro.

ÚLTIMOS ARTIGOS: