BIBLIOTECA

Sistema de captação de água de alto desempenho

Resumo

A água é um recurso natural limitado e imprescindível, sendo que a conservação e preservação da água vêm sendo cada vez mais discutido. Algumas soluções de aproveitamento de água pluvial contribuem para o seu uso racional, embora a sociedade ainda não tenha consciência do uso desse recurso. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta do reuso de água pluvial juntamente com os seus benefícios ambientais e econômicos. A metodologia da pesquisa é qualitativa e descritiva, sendo realizada por meio de um estudo de caso. O campo da pesquisa é uma empresa localizada no Estado do Rio de Janeiro, com uma área do terreno de 34.125m², dos quais 10.849m² correspondem a área edificada e 18.415m² correspondem a área verde. Inicialmente, foi realizado um levantamento pluviométrico da região, sendo encontrado um volume de 1.278mm, anualmente. Atualmente, a respectiva empresa apresenta um sistema de drenagem, no entanto, essa captação não tem sido utilizada. Foi evidenciado na pesquisa que o volume captado pelo sistema pluvial deveria ser utilizado, tanto nas áreas verdes, quanto nas prumadas sanitárias. Essas estratégias foram evidenciadas por meio de uma análise de sensibilidade com dados fornecidos pela empresa, onde foi constatada uma possível economia de 35%. A partir de então, foi realizado uma análise de viabilidade econômica para a implantação do sistema de aproveitamento de água pluvial. Sabendo que já existe um sistema de drenagem, o custo para implantação seria somente dos reservatórios. Outra vantagem é que o investimento realizado apresenta um retorno relativamente curto. A empresa em questão possui um enorme potencial para a aquisição do certificado LEED, concebido e concedido pela Organização não governamental-ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos (energia, água, etc.). Portanto, há grande potencial de água na captação e o direcionamento à operação deste empreendimento industrial, tem como meta a sustentabilidade, com uma atenção voltada para o a preservação do meio ambiente.

Introdução

Atualmente, vários países enfrentam problemas de escassez de água e as causas para este problema geralmente são as mesmas, o desenvolvimento desordenado das cidades, o crescimento populacional, aliado ao aumento da demanda de água pela indústria e pela agricultura, provocando o esgotamento das reservas naturais de água (PAZ; TEODORO; MENDONÇA, 2000).

Os autores afirmam que na tentativa de se solucionar este problema é preciso que se reformule o sistema de abastecimento de água que atualmente, utiliza água tratada e clorada para todos os fins tanto para higiene pessoal quanto para lavar calçadas e para carrear dejetos. Portanto, para estes últimos, os usos para fins não potáveis buscam-se fontes alternativas de água como o reuso por meio da precipitação que com a sua utilização traz benefícios como a redução do consumo de água potável e o controle de enchentes em regiões com grandes áreas pavimentadas.

O estudo propõe alternativa de captação e armazenagem de águas pluviais para consumo não potável em áreas verdes existentes, visando o aperfeiçoamento e a intensificação do uso da água de chuva com seu melhor aproveitamento, dentre outras utilizadas. Por meio da indicação de critérios técnicos para os materiais a serem utilizados, estes poderão ser úteis para garantir a qualidade da execução do respectivo sistema de utilização, bem como os parâmetros para a seleção da alternativa mais apropriada na escolha do emprego de captação, condução e armazenamento, em função do sistema a ser construído na edificação.

Este, parte de um sistema experimental de coleta e armazenamento para fins de aproveitamento de água de chuva de alta performance, onde será considerada a análise econômica da utilização do sistema em questão. Para a análise econômica foi feito cruzamento de dados entre o consumo e o volume armazenado. Espera-se que com este trabalho, o uso da água da captação de chuva de alta performance para consumo não potável proporcione aos seus usuários uma conscientização não só na economia, mas também quanto ao cuidado e melhor aproveitamento da água, por se tratar de um bem escasso.

No aproveitamento de água de chuva para consumo não potável são necessários alguns cuidados referentes à instalação e a manutenção do sistema, que serão apresentadas algumas técnicas podendo ser utilizadas para fazer a coleta de água de chuva.

O objetivo do estudo é apresentar métodos para a implementação de sistemas para captação e reaproveitamento de águas pluviais destinados a usos industriais e urbanos para fins não potáveis. Para tanto, os objetivos específicos são: Contribuir com a recarga do lençol freático; Minimizar o uso de água tratada para fins não potáveis; Estimar o volume de água de chuva a ser captada; Conscientizar quanto ao reuso e Estimular a implementação de um reservatório para água pluvial.

O conjunto das atividades humanas, cada vez mais diversificado, associado ao crescimento demográfico, vem exigindo atenção maior às necessidades de uso de água para as mais diversas finalidades. Uma das alternativas que se têm apontado para o enfrentamento do problema é o reuso de água, importante instrumento de gestão ambiental do recurso água e detentor de tecnologias já consagradas para a sua adequada utilização.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (WMO, 2018), o consumo mundial de água aumentou mais de seis vezes em menos de um século, mais do que o dobro das taxas de crescimento da população, e continua a crescer com a elevação do consumo dos setores agrícola, industrial e doméstico. De acordo com dados que demonstram também que, nos próximos anos, a situação global das reservas hídricas tende a piorar, tanto nos aspectos quantitativos quanto nos qualitativos, caso não haja ações enérgicas visando à melhoria da gestão da oferta e da demanda da água para diferentes usos (FREITAS; SANTOS, 1999).

(…)

Autores: Ronaldo Garcia da Costa; Rebecca Alves da Silva; José Ricardo Domingues e Bruno Matos de Farias.

leia-integra

ÚLTIMOS ARTIGOS: