BIBLIOTECA

Sílica na Água Tipos de sílica e formas de ocorrência

Sílica na Água: Tipos de sílica e formas de ocorrência

Desafios no Tratamento de Água: A Sílica e Seus Impactos em Sistemas de Troca Térmica

Sílica na Água Tipos de sílica e formas de ocorrência

Dentre os minerais normalmente presentes na água, a sílica é um dos que mais trazem desafios e requerem mais atenção no seu tratamento para adequar a água na utilização em sistemas de troca térmica.

A sílica (SiO2) pode se acumular nas superfícies internas das caldeiras em forma de depósitos duros e insolúveis, conhecidos como incrustações. Essas incrustações aumentam a resistência térmica, diminuindo a transferência de calor e reduzindo significativamente a eficiência do sistema. Além disso, a sílica também pode causar corrosão nas partes metálicas das caldeiras, resultando em danos e falhas prematuras nos componentes. A presença de incrustações e corrosão não apenas compromete a eficiência energética, mas também pode levar a paradas não planejadas.

Encontra-se a sílica dissolvida basicamente em dois grandes grupos na água, na forma reativa e na forma coloidal.

1. Formas Reativas de Sílica Dissolvida:

As formas reativas de sílica dissolvida na água referem-se à sílica que está completamente dissolvida na solução, ou seja, na forma de íons de sílica (SiO2)2-. Sua denominação “reativa” deve-se ao fato de se comportar como um ânion fraco e é capaz de reagir com outros minerais ou ter a retenção em resinas de troca iônica, por exemplo.

2. Formas Coloidais de Sílica Dissolvida:

As formas coloidais de sílica dissolvida consistem em partículas muito pequenas de sílica que estão suspensas na água, formando uma dispersão coloidal. Essas partículas são maiores do que os íons de sílica dissolvidos, mas ainda pequenas demais para serem filtradas facilmente. As partículas coloidais se encontram em uma fase intermediária e é a forma que requer um cuidado especial nos processos de tratamento, pois nem sempre são de fácil detecção.

As fontes de água que apresentam os maiores valores de sílica são normalmente oriundas de poços, sendo que alguns locais apresentam níveis na faixa de 20 a 60 mg/L.

Como a maior parte da sílica encontrada nas águas dos poços é resultado da dissolução das rochas subterrâneas, os poços conterão principalmente sílica reativa. As águas superficiais, por outro lado, tendem a conter mais formas coloidais de sílica. Mesmo assim, em lagos e rios a forma reativa ainda é a forma predominante do mineral.

A química da sílica nas águas superficiais é muito complexa, uma vez que a atividade biológica tende a entrar em jogo, interferindo nas diferentes formas de sílica presentes.

Texto: Água e Efluentes

Fornecemos resinas de troca iônica para desmineralização e abrandamento de água, membranas de osmose reversa, materiais filtrantes e cartuchos, além de diversos outros produtos para purificação de água.

Conheça nossa linha de produtos em: BBI Filtração


LEIA TAMBÉM: AS 5 PRINCIPAIS CAUSAS DE INCRUSTAÇÕES EM SISTEMAS DE OSMOSE REVERSA

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS