BIBLIOTECA

Remoção do corante Ci Reactive Blue 203 utilizando Pistia Stratiotes como biossorvente alternativo

Resumo

A indústria têxtil gera grande quantidade de efluentes contendo compostos recalcitrantes, como os corantes. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a biomassa seca da alga macrófita Pistia stratiotes como um adsorvente alternativo no processo de remoção de corante têxtil Reactive Blue 203 em meio sintético, por estudos cinéticos, isotérmicos e parâmetros termodinâmicos. O tempo de equilíbrio foi alcançado após 120 minutos de contato, com uma remoção de 96,15% e capacidade de 4,35 mg g-1. O modelo cinético de pseudo-segunda ordem foi o que melhor descreveu o processo de adsorção. As isotermas de adsorção foram avaliadas a partir dos modelos matemáticos de Langmuir e Freundlich, sendo que o modelo de Langmuir foi o que melhor descreveu o processo (R2: 97,6%). Os parâmetros termodinâmicos indicam que a energia livre de Gibbs apresenta valores positivos, indicando um processo não espontâneo, valores negativos da entalpia sugerem uma natureza exotérmica e valores negativos da entropia indicam um aumento no grau de organização do sistema, a energia de ativação da adsorção do corante Reactive Blue 203 sobre a biomassa indicam uma adsorção química ativada.

Introdução

Muitas preocupações relacionadas ao meio ambiente vêm aumentando no decorrer dos anos, devido ao grande crescimento industrial, aumentando assim a contaminação dos recursos naturais. Uma das indústrias em destaque por ser umas das maiores poluidoras é a têxtil. Esta é capaz de produz bilhões de litros de águas residuais contaminadas devido à ineficiência no processo de fixação do corante a fibra (YAGUB et al., 2014), sendo que os processos convencionais de tratamento de efluente possuem baixa capacidade de remoção de cor (KUNZ et al., 2001).

O lançamento destes efluentes nos corpos d’água reduz a penetração de luz solar, e com isso há a redução da atividade fotossintética. Além de apresentarem estas variações dos corpos d’água, muitos dos corantes são considerados carcinogênicos, mutagênicos e tóxicos (ASGHER et al., 2009).

Vários métodos de remoção são utilizados, tais como osmose reversa (YANG et al., 2015), eletroquímicos (HAQUE et al., 2015), degradação microbiana (MA et al., 2014), coagulação/flotação (HARRELKAS et al., 2009) e estudos de adsorção (ZHAO et al., 2014).

A adsorção é um processo interessante, pois podem ser aplicados utilizando materiais de baixo custo, principalmente resíduos, demonstrando uma grande eficiência de diversos materiais na remoção de contaminantes em meio aquoso. Diante deste cenário, o presente trabalho propõe o estudo da macrófita Pistia stratiotes como biossorvente no processo de remoção de cor de efluente sintético, avaliando os parâmetros cinéticos, isotermas de adsorção e por fim o estudo termodinâmico do processo em sistema batelada.

Autores: Raquel Dalla Costa da Rocha; Michelli Karoline De Lara Moreira Mandelli e Wendell Da Silva Santos.

ÚLTIMOS ARTIGOS: