BIBLIOTECA

Redução de perdas e eficiência energética: Estudo de caso no sistema de abastecimento integrado de Curitiba e região metropolitana

Resumo

As perdas em um sistema de abastecimento de água podem representar uma grande percentagem do total de água fornecida, dependendo da idade, da pressão atuante e da deterioração do sistema. O artigo trata de um estudo de caso no Sistema de Abastecimento Integrado de Água de Curitiba e Região Metropolitana, o qual que abastece a 3,5 milhões de habitantes que consiste na avaliação e projeto de intervenções na rede de distribuição de água do Centro de Reservação Bacacheri, visando, principalmente, a redução de perdas e eficiência energética. O estudo propôs a separação da transferência ao Centro de Reservação Santa Cândida da distribuição em marcha para a rede de água. Observou-se uma redução de perdas 37,6 l/s na vazão média e economia de enegia elétrica de cento e noventa mil reais por mês, comprovando que a eficiência hidráulica e energética estão atreladas e são fundamentais para o bom gerenciamento dos sistemas de abastecimento de água.

Introdução

Em sistemas públicos de abastecimento, do ponto de vista operacional, as perdas de água são relacionadas aos volumes não contabilizados, os quais englobam tanto as perdas reais como as perdas aparentes. Resultantes de vazamentos no sistema, as perdas reais podem ser encontradas desde a captação até a distribuição, sendo consenso no Setor de Saneamento que as elevadas perdas de água têm relação direta com o consumo de energia elétrica, e que as ações de combate às perdas configuram-se em efetivo potencial de redução de desperdício de energia elétrica (Moura et al., 2004).

As perdas em um sistema de abastecimento de água podem representar uma grande percentagem do total de água fornecida, dependendo da idade, da pressão atuante e da deterioração do sistema. Como consequência desta perda e do aumento da população, áreas urbanas podem sofrer falta de água. A perda envolve não apenas o desperdício de água tratada e bombeada, mas pode significar, geralmente, o investimento de capital na expansão da capacidade de sistema, ou a busca por mananciais alternativos. Nesses casos, uma análise econômica do sistema recomenda medidas que reduzam as perdas (Reis et al., 1997).

Nesse sentido, o artigo trata de um estudo de caso no Sistema de Abastecimento Integrado de Água de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), o qual abrange 12 cidades no estado do Paraná. São elas: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais e uma parte de Campo Largo. A delimitação do SAIC pode ser visualizada na Figura 1.

(…)

Autores: Mariele de Souza Parra Agostinho; Tatiane Campestrini Freire; Juliana Seixas Pilotto; Katia Regina Garcia da Silva e Antonio Roberto Sartor.

ÚLTIMOS ARTIGOS: