BIBLIOTECA

Proposta de matriz para priorização de ações para redução de perdas de água

Resumo

A operação de sistemas de distribuição de água, com a busca de níveis de perdas aceitáveis, em qualquer cidade do Brasil, por si só já é um grande desafio, pois os recursos financeiros disponíveis são escassos e as ações para redução de perdas são ações caras, com resultados de longo prazo. Dados os escassos recursos para investimento em controle de perdas, para que um programa de redução seja eficaz, as ações de redução de perdas reais e aparentes devem ser priorizadas da melhor forma possível. Visando a otimização da aplicação desses escassos recursos, de uma maneira simples, é apresentada uma proposta de matriz de suporte à decisão, para priorização dos locais onde a implementação de ações para redução de perdas de água, com base em um conjunto de indicadores, teria maior eficácia.

Introdução

A operação de sistemas de distribuição de água, com a busca de níveis de perdas aceitáveis, em qualquer cidade do Brasil, por si só já é um grande desafio, pois os recursos financeiros disponíveis são escassos e as ações para redução de perdas são caras e com resultados somente no longo prazo, sendo que muitas vezes fica difícil a demonstração do retorno financeiro, demandada pelos órgãos de fomento.

Para que se obtenha um resultado eficaz, num programa para redução de perdas, é primordial a priorização das ações de redução de perdas reais e aparentes nos setores mais críticos, para que o resultado de redução de perdas seja obtido mais rapidamente e com maior eficiência. No entanto, são escassas as ferramentas que auxiliem os gestores nessa avaliação.

O objetivo do presente trabalho é o de propor uma matriz de suporte à decisão, para gestores de sistemas de abastecimento de água, visando subsidiar o direcionamento dessas ações para uma redução de perdas de água mais eficaz.

Autores: José Ricardo Bueno Galvão; Débora Soares; Francisco José Falcão Paracampos e Elide Patella.

ÚLTIMOS ARTIGOS: