BIBLIOTECA

Influência do traçado e de órgãos acessórios como ferramenta para redução de custos de uma rede coletora existente em um loteamento em Fortaleza-CE

Resumo

Rede coletora de esgoto pode ser definido como conjunto de canalizações destinadas a receber e conduzir os esgotos advindos de casas, edifícios, indústrias etc. Essas canalizações devem ser projetadas para atuarem como condutos livres. No presente artigo, foi feito um estudo de concepção, onde se propôs um novo traçado de uma rede coletora para o sistema em questão bem como uso de outros órgãos acessórios na rede.

O sistema existente no loteamento atende as normas técnicas da CAGECE, ao passo que evidencia a escolha de acessório para a rede com o exemplo do poço de visita que é mais dispendioso que o terminal de inspeção e limpeza. O traçado da rede coletora implantado com trechos sem função de serviço causou o aumento do comprimento da rede existente. Buscou-se nesse estudo, a otimização do traçado da rede coletora proposta no loteamento e alternativas de acessórios para o sistema. Os resultados do estudo, indicaram uma redução do comprimento da rede coletora projetada, em função da otimização do traçado, como também, uma redução nos custos de implantação da rede projetada em função de órgãos acessórios.

Introdução

O presente estudo, busca o desenvolvimento de uma solução mais econômica para o sistema de coleta e transporte do esgotamento sanitário do empreendimento Conjuntos Habitacionais Cidade Jardim 2, localizado no bairro José Walter, município de Fortaleza – Ceará, onde é formado por um total de 5.984 unidades habitacionais, contando com aproximadamente uma população de 23.936 pessoas. O empreendimento localiza-se lindeira a avenida I, s/n, Bairro José Walter (CAGECE, 2016).

Com a implantação de um sistema de esgotamento sanitário para uma comunidade, pode-se atingir alguns objetivos importantes como (AZEVEDO NETTO et al. 1998; NUVOLARI et al. 2003):

  •  Melhoria das condições sanitárias com consequência da redução das enfermidades.
  •  Conservação dos recursos naturais, preservando a qualidade da água.
  •  Preservação das áreas de lazer e das práticas esportivas, e com a eliminação de odores.
  •  Aumento da produtividade geral de empresas e industrias devido à melhoria ambiental.

Não obstante, os obstáculos preponderantes na fase de construção de obras de esgotamento sanitário é o elevado custo de sua implantação. Os custos de inserção dos sistemas de esgoto em uma comunidade podem ser elencados como mostrado na figura 1 (GOMES e HARADA, 1997):

artigo

Com a finalidade de reduzir e, por conseguinte, dar maior controle sobre os custos relativos à construção de redes coletoras de esgoto, buscou-se efetivar exequíveis estudos de concepção do traçado, bem como em relação aos órgãos e acessórios, em comparação com a rede coletora já existente para o condomínio em questão.

Autores: Francisco de Assis Martins Ponce e João Paulo Leite Félix.

ÚLTIMOS ARTIGOS: