BIBLIOTECA

Caracterização da qualidade da água em microbacia sob uso rural e urbano

Resumo

Com o objetivo a avaliar a qualidade das águas superficiais do córrego Segredo, localizado em Campo Grande – MS, observando o uso e ocupação do solo e pluviometria do local, foram realizadas duas análises seguindo o Standard methods for the examination of water and wastewater. Os resultados dos parâmetros foram calculados a fim de se obter o índice de qualidade de água (IQA), desenvolvido pela CETESB, do qual os valores obtidos se encaixam na categoria “Boa” da classificação do IQA – CETESB. Embora o IQA tenha uma boa classificação, alguns parâmetros obtiveram resultado insatisfatório segundo a resolução CONAMA 357/05, tendo o parâmetro de Coliformes Termotolerantes o que mais se destaca, resultando nos quatro pontos, valores acima do padrão, indicando que o corpo hídrico sofre influência de lançamentos de esgotos clandestinos.

Introdução

O papel essencial da água para a sobrevivência humana e para o desenvolvimento das sociedades é de conhecimento geral na atualidade. Ao mesmo tempo, sabe-se que a sua disponibilidade na natureza tem sido insuficiente para atender à demanda requerida em muitas regiões do planeta, fenômeno que vem se agravando crescentemente (HELLER & PADUA, 2010).

O uso e ocupação do solo decorrente de atividades humanas alteram sensivelmente os processos físicos, químicos e biológicos dos sistemas naturais. Essas alterações ocorridas em uma bacia hidrográfica podem ser avaliadas através do monitoramento da qualidade das águas superficiais (MONTEIRO & PINHEIRO, 2004; SOUZA et al., 2000), uma vez que os rios recebem as descargas industriais, municipais e as águas de drenagem oriundas das áreas exploradas pela agropecuária (PALÁCIO, 2004; SINGH et al., 2005; ELMI et al., 2004).

A qualidade da água de uma região é definida por meios naturais (intemperismo, intensidade das precipitações, cobertura vegetal) e pela atividade humana (uso excessivo da água, atividade industrial, agricultura e concentração urbana).

Para uma interpretação ecológica da qualidade das águas superficiais e para estabelecer um sistema de monitoramento, é necessária a utilização de métodos simples e que deem informações objetivas e interpretáveis, partindo para critérios próprios que considerem as características peculiares dos recursos hídricos (PINEDA & SCHÄFER, 1983).

Neste ponto de vista, o uso de índices de qualidade de água é uma tentativa que todo programa de monitoramento de águas superficiais prevê como forma de acompanhar, através de informações resumidas, a possível deterioração dos recursos hídricos ao longo da bacia hidrográfica ou ao longo do tempo.

O presente trabalho tem por objetivo estabelecer um índice de qualidade de água (CETESB, 2005) resultante da junção dos diversos parâmetros, de acordo com a importância individual deles, de maneira a expressar de uma forma objetiva e integrada, as alterações da qualidade da água na microbacia do Segredo.

Autores: Camila Cristhina de Paula Lopes de Araujo; Luiz Eduardo dos Santos Pereira; Alexandre Arruda Atalla; Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho e Priscila Sabioni Cavalheri.

ÚLTIMOS ARTIGOS: