BIBLIOTECA

Avaliação de desempenho do processo CEPT nas ETEs da SANASA

Resumo

A eutrofização é um grave problema ambiental ocasionado por despejos in natura de esgotos não tratados. Este fenômeno esta associado a presença de nutrientes tais como o nitrogênio e o fósforo. Dentre as concepções possíveis para o processo de tratamento de esgoto, o tratamento primário quimicamente assistido, popularmente conhecido como CEPT (da terminologia inglesa para Chemical Enhanced Prymary Treatment), é uma das opções tecnológicas que permite a remoção de fósforo, entre outras vantagens, tais como reduzir o tamanho das unidades subsequentes, baixo custo de implantação e pode ser aplicado em estações de qualquer porte. Este estudo faz uma avaliação do desempenho deste processo de depuração em esgoto quanto aos parâmetros DBO, DQO, SST e fósforo em três estações do município de Campinas correlacionando com as dosagens de produtos químicos em ppm. O estudo aponta para uma eficiência média de remoção que varia de 51 a 72% no CEPT para DBO, 41 a 69% para DQO, valores acima de 70% para SST e uma eficiência de 80% para a remoção de fósforo.

Introdução

É bastante comum a ocorrência do processo de eutrofização em corpos d’ agua que recebem grande carga de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, sendo tais compostos provenientes, em sua maior parte, de cargas poluentes resultantes de ações antrópicas, como é o caso do lançamento de esgotos domésticos in-natura em corpos d’agua. A importância da remoção do fósforo (P) quando se avalia a poluição das águas deve-se ao fato desse composto ser um dos nutrientes essencial ao crescimento de microrganismos responsáveis pela degradação da matéria orgânica e desenvolvimento de algas, favorecendo ao processo de eutrofização em corpos d’água com características lênticas. Em esgotos domésticos, o fósforo se apresenta como fosfato na forma orgânica, combinada à matéria orgânica (proteínas e aminoácidos) e na forma inorgânica, como ortofosfato e polifosfato. Tal composto pode ainda ser classificado como: (a) fósforo solúvel, cuja forma é predominantemente inorgânica; (b) fósforo particulado, cuja totalidade está na forma orgânica. (FIGUEIREDO, 2009) Considerado extremante danoso aos corpos d’agua, o processo de eutrofização pode ser evitado caso sejam instalados sistemas adequados de tratamento de esgotos, capazes de promover a remoção de tais nutrientes.

Dentre as diversas tecnologias existentes no setor de saneamento, o Tratamento Primário Quimicamente Assistido ou Tratamento Primário Avançado conhecido popularmente como CEPT – Terminologia em inglês para Chemical Enhanced Prymary Treatment, vem se destacando nos últimos anos no que tange a remoção de tais nutrientes, principalmente em decorrência do desenvolvimento de novos produtos químicos, que têm se mostrado cada vez mais eficientes nos processos de coagulação e floculação. Tal processo se baseia na remoção de sólidos suspensos com o emprego de processos físico químicos de coagulação, floculação e sedimentação, através da adição de reagentes químicos ao esgoto.

Dessa maneira, o CEPT vem agregando diversas vantagens ao setor de saneamento, como o fato de permitir a redução do tamanho das unidades subsequentes do tratamento biológico, tem um baixo custo de implantação, elevada eficiência na remoção de sólidos, de matéria orgânica e do teor fósforo, além de ser considerado uma tecnologia de fácil aplica bilidade em estações de tratamento de esgoto, sejam as últimas de pequeno, médio ou grande porte. Com base em tais benefícios, a SANASA (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A) empresa responsável pelo saneamento do município de Campinas-SP, também vem trabalhando com tal tecnologia, especificamente em 3 (três) estações móveis que compõem o sistema de tratamento de esgotos do município de Campinas, conhecidas pelos nomes Taubaté, Santa Luzia e Abaeté. Tendo como principal característica, sua instalação provisória, tais estações podem ser desmontadas e transportadas para qualquer localidade desejada, atendendo assim a diversas regiões do município, até que se tenha a instalação definitiva de um emissário de esgoto na localidade a ser atendida.

Autor: Luis Gustavo Alves de Lima.

ÚLTIMOS ARTIGOS: