BIBLIOTECA

Riscos de Poluição Difusa por Fósforo no Solo e Águas: Ponderando Sobre Teorias e Cenários de Fato

Poluição do Fósforo

Resumo

A intensificação do uso dos fertilizantes fosfatados, incluindo dejetos animais, mudou o cenário de solos com escassez e alta capacidade de adsorção de P, para situações frequentes de poluição difusa por este elemento. O objetivo do trabalho foi determinar a relação entre formas de P disponíveis no curto prazo entre si e com índices de capacidade de adsorção de P do solo em áreas com e sem uso de dejetos animais. Foram analisadas 22 amostras de solo da camada 0-20cm, determinando-se como formas de P disponíveis no curto prazo o P extraído pelo método Mehlich-1 (P-M1) e o P extraído com água (PAG). Como índices de capacidade de adsorção de P determinou-se a capacidade máxima de adsorção de P (CMAP) e o P extraído com NaOH 0,10 mol L-1 (PNaOH). Verificou-se correlação forte de P-M1 e PAG entre sí e com o P-NaOH 0,10 mol L-1 , mas fracamente com a CMAP em ambas as áreas com e sem dejetos animais. Na perspectiva ambiental, isso recomenda que nas avaliações sobre o potencial de transferência de P do solo para os recursos hídricos, além de se quantificar as formas de P disponíveis prontamente e no curto prazo, sejam essas relacionadas e comparadas com a somatória das formas de P adsorvidas reversivelmente no curto e médio prazo e não com as quantidades máximas de P potencialmente adsorvíveis pelo solo.

Introdução

Poluição do Fósforo – Com a intensificação do uso dos fertilizantes fosfatados de variadas fontes e o desbalanço entre o P removido nas colheitas e o P adicionado ao solo (Comissão de Química e Fertilidade do Solo RS/SC, 2004), o cenário que era de solos com baixos teores e com alta capacidade de adsorção de P mudou para situações frequentes de excedentes de P no solo (Lopes, 1984; Havlin, 2004). Por consequência, aumentaram os riscos de transferência de P para os recursos hídricos e os casos de poluição difusa (Hooda et al., 2000). Cenários dessa natureza proliferam nas regiões de criações confinadas, tipicamente de alta carga animal por propriedade rural e reduzida área agrícola apta para uso dos seus dejetos como fertilizantes do solo (IBGE, 2014).

O objetivo específico do trabalho foi a determinação da relação entre o PAG e P-M1 e desses com a CMAP e o P-NaOH em áreas com e sem uso de dejetos animais.

Autores: Carlos Alberto Bissani, Milton Antonio Seganfredo, Enilson Luiz Saccol de Sá

Fósforo no Solo

LEIA TAMBÉM: MARCO LEGAL DO SANEAMENTO BÁSICO ABRIU AS PORTAS PARA UMA REVOLUÇÃO NO BRASIL

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS: