BIBLIOTECA

Uso da automação na otimização da operação de sistemas de bombeamento dos mananciais da região metropolitana de São Paulo (RMSP)

Resumo

A crise hídrica 2014/2015 exigiu a instalação de novas elevatórias de transferência de água na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP (Rio Grande – Taiaçupeba, Rio Pequeno – Rio Grande e Guaió) e para garantir a operação e funcionamento eficiente destas e das mais antigas (Capivari, Taquacetuba e Biritiba Mirim) e otimizar os trabalhos do atual quadro de funcionários, tornou se necessário à implantação do Centro de Controle, possibilitando uma operação remota e centralizada. Esta ação permitiu otimizar a operação das Estações Elevatórias de Água Bruta (EEAB) que efetuam a transferência de água entre represas, tendo um monitoramento, comando e controle remoto centralizado. Uma equipe volante poderá atuar, se deslocando até as estações, caso os comandos ou o monitoramento não atue ou sinalizem falhas. O uso da tecnologia auxilia de forma significativa a velocidade de processamento das informações, permitindo economias de energia, força de trabalho e uma melhor gestão dos Recursos Hídricos aumentando a segurança operacional.

Objetivo

Otimizar a operação das Estações Elevatórias de Água Bruta (EEAB) que efetuam a transferência de água entre represas, de forma a possuir um monitoramento, comando e controle remoto centralizado, em pelo menos dois (2) Centros de Controle de Bombeamento dos Mananciais (CBM). Uma equipe volante poderá atuar, se deslocando até as estações, caso os comandos ou o monitoramento não atue ou falhe no CBM. O uso da tecnologia auxilia de forma significativa a velocidade de processamento das informações, permitindo economias de energia, força de trabalho e uma melhor gestão dos Recursos Hídricos aumentam a segurança operacional.

Autores: Alexandre dos Santos Bueno; Marcos Roberto Ferreira; José Senhor dos Santos Filho e José Luiz Januário.

ÚLTIMOS ARTIGOS: