BIBLIOTECA

Monitoramento da qualidade da água da represa Cachoeira do França (Sistema Produtor São Lourenço) de 2012 a abril de 2018

Resumo

O Sistema Produtor São Lourenço possui capacidade de tratar 4,7 m³/s de água para abastecimento de cerca de 1,5 milhão de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O início de operação do sistema estava previsto para o ano de 2018. Por iniciativa da Divisão de Recursos Hídricos Metropolitanos Sudoeste (MARS), o monitoramento da qualidade da água teve início em 2012 para conhecer e entender o novo manancial de abastecimento. Este trabalho apresenta as médias anuais dos principais parâmetros de qualidade e suas variações ao longo do período citado. Observou-se uma tendência de aumento da densidade de cianobactérias e clorofila a, bem como variações nas concentrações de nutrientes após a crise hídrica vivida na região sudeste do Brasil que teve auge em 2015. Durante este período, o nível de água na represa Cachoeira do França ficou ainda mais baixo, e após este período as características da qualidade da água do manancial se alteraram.

Introdução

O Sistema Produtor São Lourenço possui capacidade de levar 6,4 m³/s de água da Represa Cachoeira do França, em Ibiúna, para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Vargem Grande Paulista, a qual tem capacidade de tratar 4,7 m³/s de água, para abastecimento de cerca de 1,5 milhão de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), visando atender à crescente demanda por água tratada. O início de operação do sistema estava previsto para o ano de 2018.

Há diversos fatores que podem afetar a qualidade da água do manancial: usos múltiplos na represa Cachoeira do França (tais como esportes aquáticos e pesca), o nível de água bastante variável, podendo variar entre 2 metros ou mais de 10 metros, circulação nas rodovias próximas, entre outros aspectos.

Apesar de não ser obrigatório, a Divisão de Recursos Hídricos Metropolitanos Sudoeste (MARS/Sabesp) teve a iniciativa de realizar o monitoramento da qualidade da água no manancial em 2012, abrangendo a Represa Cachoeira do França e dois pontos em tributários (Rio Juquiá e Rio São Lourenço).

Autores: Graziela dos Reis Romanelli Braz; Fabiana Akemi Kudo; Osmar Rivelino; Ely Yamamura e Joscelito Campos.

ÚLTIMOS ARTIGOS: