BIBLIOTECA

Influência dos pesqueiros em mananciais de abastecimento, reservatório Guarapiranga, Alto Tietê, SP

Resumo

O reservatório Guarapiranga foi em 2014 o principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo e a despeito disso, a qualidade de suas águas tem sido comprometida com o adensamento populacional e as atividades em seu entorno. Entre estas atividades, destacam-se os pesqueiros que apesar de trazerem benefícios socioeconômicos para a região, sem o manejo adequado podem causar impactos negativos à qualidade da água da sub-bacia. Foram realizadas análises quanto aos aspectos socioeconômicos e ambientais em 15 dos 24 empreendimentos identificados, assim como a percepção ambiental de seus frequentadores. As análises das variáveis físicas e químicas da água mostraram que os efluentes dos pesqueiros representam um impacto negativo à qualidade da água da sub-bacia do Guarapiranga, apresentando elevadas concentrações de nutrientes (PT e NT). Além da readequação na estrutura física dos lagos, é fundamental a realização de trabalhos de educação ambiental. A grande maioria dos frequentadores demonstrou desconhecer os problemas que a má qualidade da água dos pesqueiros pode trazer para o ambiente. Os resultados indicam a necessidade de se implementar medidas mitigadoras, como a utilização de sistemas de Wetlands nos efluentes dos empreendimentos, para minimizar os impactos na qualidade da água.

Introdução

Identificar os empreendimentos de pesque-pague, em termos ambientais e socioeconômicos, na região da represa de Guarapiranga, avaliando os valores das concentrações de nutrientes (PT e NT) dos efluentes dos pesqueiros mais próximos dos tributários do reservatório e comparando com valores limites da legislação, como também, avaliar a percepção ambiental dos proprietários e usuários destes estabelecimentos, com a contribuição destes atores nos impactos ambientais gerados no entorno da represa de Guarapiranga.

Autores: Alexandre dos Santos Bueno; Evandro Severino Rodriguês; Lídia Sumile Maruyama; Paula Maria Gênova Castro e Osmar Rivelino.

ÚLTIMOS ARTIGOS: