BIBLIOTECA

GREEAT – gestão de riscos e eficiência em elevatória de água tratada

Resumo

As estações elevatórias são conjuntos de bombas e acessórios que possibilitam a elevação da cota piezométrica da água transportada nos serviços de abastecimento público, e desta forma torna possível o abastecimento de regiões de cotas mais elevadas. As estações elevatórias são os elementos dos sistemas adutores de água que consomem mais energia podendo representar até 90 % do custo total de energia elétrica das empresas de saneamento. O GREEAT é pautado em um diagnóstico inicial das condições das estações elevatórias. Com ele, é possível conhecer dois pontos relevantes: qual é o rendimento das estações elevatórias, ou seja, a relação da energia que entra na EEA e a energia que efetivamente é transferida para o fluído (água), e qual é taxa de ocupação da instalação, ou seja, a relação de tempo em operação da EEA pelo tempo total do período. As informações provenientes das análises é possível identificar oportunidades de melhorias nas estruturas existentes (eficiência energética) e também onde são prioritárias intervenções sob o aspecto de segurança operacional (alta ocupação).

Introdução

As estações elevatórias são conjuntos de bombas e acessórios que possibilitam a elevação da cota piezométrica da água transportada nos serviços de abastecimento público, e desta forma torna possível o abastecimento de regiões de cotas mais elevadas. A Figura 1 apresenta os processos de água, do manancial a rede que abastece o cliente final, com um maior detalhe no processo que envolve as EEAs,e suas interfaces.

agua

As estações elevatórias são os elementos dos sistemas adutores de água que consomem mais energia podendo representar até 90 % do custo total de energia elétrica da empresa. As recentes crises energéticas e a necessidade de contenção de despesas de operação levam a uma preocupação com a redução do custo da energia elétrica nesses sistemas, tornando-se por isso, imprescindível a otimização desses equipamentos (COSTA, 2009).

Além de se observar o consumo de energia das estações elevatórias outro aspecto muito relevante diz respeito à segurança e continuidade operacional dessas instalações, pois em casos de falhas o abastecimento publico pode ser parcialmente afetado ou até mesmo interrompido.

O Modelo de Gestão representado na Figura 2 apresenta o ciclo contínuo de gestão de estações elevatórias de água tratada, este será detalhado nos tópicos posteriores.

gestao

Autores: Luis Felipe Macruz; Renato de Sousa Ávila e José Celso Marins.

ÚLTIMOS ARTIGOS: