BIBLIOTECA

ESTUDO DE CASO: Tratamento de efluente de indústria têxtil.

Redução de cor e odor em efluente têxtil

Objetivo: Tratamento do efluente para reuso e descarte de excedente. Vazão 60m³/h.

Problema: 

Efluente mesmo após reator biológico apresenta excesso de coloração impossibilitando sua reutilização nos processos industriais ou em outras aplicações de reuso da água, e até mesmo seu descarte.  Os gastos médios mensais da empresa com agente descolorante e oxidantes, aplicados depois do tratamento biológico, são de R$60.000,00, e ainda assim não se consegue obter qualidade final da água para atender aos requisitos para reuso, apenas para descarte.

Estudos para solução:

Foram conduzidos testes com aplicação do ozônio como único agente oxidante, para redução total da cor (em substituição ao agente descolorante e oxidantes), com o ganho adicional na redução significativa do odor residual e melhora da DBO/DQO, com final incremento da quantidade de oxigênio residual dissolvido na água.

Foram executados três séries de testes com o efluente bruto, obtendo-se excelentes resultados qualitativos para tempos de detenção de um, dois e três minutos, do efluente em contato com o ozônio, conforme as fotografias abaixo.

Foto-1

efluente_bruto_ozonio

Efluente bruto colhido às 14:00, caracterizado como o “pior” efluente do dia, com excesso de coloração na tonalidade azul.  Após a aplicação do ozônio, com os tempos de contato de um a três minutos, observou-se a total redução da cor, restando apenas sólidos suspensos, que foram removidos por filtração.

Foto-2

rodamina_efluente_textil

O cliente também caracterizou um efluente composto por solução de rodamina a 0,5mg/L, que segundo o mesmo, é muito difícil de ser tratado em termos de redução de cor pelos seus processos atuais.

Foram conduzidos novos testes não apenas com a solução padrão utilizada nos processos ( 0,5mg/L );

Também em concentração 20 vezes maior (10mg/L), não utilizada pela empresa em seus processos, obtendo-se os resultados qualitativos da foto-2 acima.

Para a solução padrão de rodamina a 0,5mg/L, a redução total da cor foi obtida após tempo de contato com ozônio de um minuto!  Já a solução com excesso de rodamina (10mg/L), teve a redução total de cor com TC=8 minutos (sequência não mostrada na foto acima).  Na linha superior observa-se as fases principais da reação de oxidação com a solução de 10mg/L, observadas através da mudança da coloração da solução. 

Conclusão: 

Os estudos (realizados juntamente com o cliente) mostraram a total viabilidade da aplicação da tecnologia de ozônio da O3TEC para atender aos requisitos da indústria;

Foi apresentado um único projeto técnico, com três soluções para dosagem de ozônio (caracterizadas pelos tempos de contato de um, dois e três minutos), consequentemente três precificações finais diferentes.

A solução mais dispendiosa para o cliente (TC=3minutos) mostrou um payback de 12 meses. Após o período de payback do projeto, os custos operacionais foram calculados com redução de 82,92%.

Benefícios

O projeto também ofereceu ao cliente benefícios adicionais, a exemplo da eliminação da logística de aquisição de produtos químicos descolorantes/oxidantes e sua estocagem, dispêndio de mão de obra e riscos inerentes ao preparo e manuseio dos agentes químicos, e melhora da qualidade final da água para reuso e eventual descarte em todos os sentidos.

Fonte: O3 Tecnologia em Ozônio

Buscando Soluções para sua empresa? Solicite por e-mail: [email protected]

ÚLTIMOS ARTIGOS: