BIBLIOTECA

Formulando e executando estratégia exitosa de combate às perdas d’ água

Resumo

Combater perdas parece ser algo simples, já que todos conhecem o tema, apesar de alguns terem viabilizado resultados efetivos. Com foco em resultados, formulou-se uma Estratégia e, principalmente, elaborou-se um Processo de Execução da Estratégia, durante um período de 2 anos, não DMAE de Poços de Caldas. Apresentar a Estratégia, fundada nos conceitos de Kaplan & Norton, associada aos conceitos de Charan, foi uma forma que o DMAE, por meio de um Comitê Gestor de Perdas, encontrou para diagnosticar, estabelecer prognósticos, implementar-avaliar a eficácia e efetividade das ações . Adotou-se o modelo de Balanço Hídrico da IWA para fins de diagnóstico e para finais de prognóstico, adotou-se a metodologia MASP aplicada a PERDAS, caracterizando o problema, qualifique, meta um meta de redução de 15% nenhum índice de perdas de agosto / 2015 a agosto / 217. Os resultados foram adquiridos, demonstrando ter se adotado uma Estratégia adequada, dividida em dois momentos: Formulação da Estratégia no ano 1 e Execução da mesma, não ano 2, com intenso envolvimento dos bravos servidores do DMAE.

Introdução 

Buscava-se metodologia aplicada à FORMULAÇÃO E EXECUÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL que fuma aplicada ao COMBATE ÀS PERDAS, visando uma consecução de METAS ESTABELECIDAS não PMSB – PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DO DMAE, exigência da lei 11445/2007. Este é um problema para os dois anos, que não é o DMAE de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, obtendo-se resultados expresivos, trazendo como perdas trimestralizadas de ago / 14, que totalizava 334 l / eco.dia para 284 l / eco.dia, eles / 16.

Descrever o PROCESSO DE FORMULAÇÃO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA DE COMBATE ÀS PERDAS do DMAE, rumo ao desenvolvimento sustentável, e o objetivo do presente trabalho.

Autores: Mário Augusto Bággio; Rodopiano Marques Evangelista; Nilda de Lima Anselmo;
Luiz Rene Ballerini; Mauricio Kato da Silva.

ÚLTIMOS ARTIGOS: