BIBLIOTECA

Implantação de estação de tratamento de água por membrana de ultra filtração de carbeto de silício (estudo de caso)

Resumo

O projeto tem como objetivo o estudo para implantação de nova técnica para o tratamento de água convencional numa unidade de negócio, apresentando alternativas à gestão dos recursos hídricos no Brasil. A partir de critérios estabelecidos no Planejamento Operacional e análises dos indicadores relacionadas à produção e tratamento de água, testes foram aplicados na Estação de Tratamento de Água “X”, com a utilização de um processo de ultra filtração com membrana de carbeto de silício. A utilização de membrana ultra filtrante foi empregada somente nos ramos alimentícios e farmacêuticos e o carbeto de silício originalmente foi desenvolvido para blindagem de sistemas aeronáuticos e aeroespaciais, dando características inovadoras ao projeto. Entre os principais benefícios da nova tecnologia destacam-se a redução de turbidez, ela possui fluxo elevado de filtração, menor área ocupada, redução de produto químico empregado no tratamento da água, redução no consumo de energia elétrica e capacidade de remoção de vírus e bactérias em 99,99%.

Introdução

A análise do macro ambiente é realizada por meio da Matriz PESTAL, uma ferramenta de investigação dos fatores mais importantes capazes de influenciar a atividade da OC. No aspecto político, econômico, social e ambiental foram levantadas questões relacionadas a utilização e escassez dos recursos hídricos e a degradação dos mananciais. No aspecto tecnológico, a abordagem se deu em torno da busca de novas tecnologias para melhorar a eficiência dos processos da Sabesp. A análise do ambiente interno é realizada por meio de apresentações temáticas a partir das Diretrizes Estratégicas e no caso do projeto em questão, os temas estavam relacionados às diretrizes “Segurança hídrica”, “Sustentabilidade” e “Inovação e tecnologia”. Nesta etapa, a qualidade da água distribuída na OC foi abordada, com base na estrutura das estações de tratamento existentes, as notificações da Vigilância Sanitária e aos indicadores ICAD (Índice de Conformidade da Água Distribuída) e IGQM (Índice Geral da Qualidade dos Mananciais). A análise e priorização dos fatores em ambas as etapas do Planejamento, geraram a Matriz SWOT que somados aos riscos priorizados e aos requisitos das partes interessadas deram origem aos Objetivos Operacionais, Indicadores, Metas, Macroações e Planos de Ação.

Durante o ciclo de planejamento 2013 um projeto focado na desativação da ETA “X” já havia sido definido visto a necessidade de reformas no local. Com a possibilidade de aporte de recursos financeiros naquele ano para execução de reforço de rede, a estratégia ficou voltada para a eliminação da planta. Entretanto, com o início da crise hídrica no mesmo período, o olhar sobre o manancial sofreu alterações e a hipótese de eliminação desse sistema isolado foi cancelada e à partir disso, a Unidade passou a buscar alternativas com um melhor custo benefício que mantivesse a exploração do manancial e tivesse viabilidade econômica.

Questões relativas a qualidade da água são temas recorrentes dentro da Sabesp. No Planejamento Estratégico, a matriz SWOT elenca como força, a Qualidade da água e nas fraquezas, a Degradação e ocupação dos mananciais e os Custos maiores com produção de água. Como desdobramento na Diretoria Metropolitana, o Planejamento Tático considerou também o risco R005: Comprometimento da qualidade da água dos mananciais, definindo duas macroações diretamente relacionadas ao tema: O4‐M2 ‐ Aprimorar a Gestão da “M”/Processo Água (procedimentos, automação e processos) e O4‐M4 ‐ Implementar soluções que garantam o abastecimento e qualidade de água na M. Em recente cenário de crise hídrica, ficou evidente a necessidade de melhorar o aproveitamento dos recursos hídricos na produção e distribuição de água, levando a Sabesp a buscar novas tecnologias para aumentar a eficiência do processo de tratamento da água.

(…)

Autores: Fátima Ferraza Bragante; Carlos Alberto Nunes e Sabrina Fabricio Leal.

ÚLTIMOS ARTIGOS: