Automação para tratamento de água por floculação e flotação
A redução no consumo de recursos naturais, em direção ao desenvolvimento sustentável, requer o investimento em técnicas que viabilizem a reutilização de recursos hídricos, ou mesmo promovam o tratamento de rios poluídos e de esgotos com maior eficácia.
Devido a isso,atualmente os projetos que visam o reaproveitamento de recursos hídricos têm grande relevância. Nas grandes empresas e cidades, para o tratamento de água bruta, utiliza-se geralmente das ETA’s (Estações de Tratamento de Água),que são o conjunto de instalações e equipamentos destinados a realizar o tratamento da água bruta e se caracterizam por utilizar diversos métodos de tratamento de efluentes líquidos, podendo-se destacar os tratamentos de natureza física, cuja característica é o processo de separação de fases.
São eles: sedimentação, decantação, filtração, centrifugação ou flotação. Nessa perspectiva, a Floculação e Flotação são técnicas bastante eficazes para o tratamento de água, cada qual com sua aplicação. Assim, a primeira, envolve a injeção de uma substância química chamada floculante cuja função é aglomerar as partículas coloidais da água, facilitando sua futura remoção. Na flotação, as impurezas presentes na água são removidaspor meio daintrodução demicro-bolhas de ar a uma suspensão de partículas, o queleva as mesmas a aderirem à superfície destas bolhas e serem carregadas até a superfície do líquido,formando uma espuma que posteriormenteserá removida da solução.
Além desses, existe uma grande variedade de métodos utilizados para tratamento de efluentes, sendo possível caracterizá-los a partir de suas aplicações. Dentre estas diversas aplicações, pode-se citar: tratamento de água para abastecimento, água para lazer, como lagos, rios, barragens, etc.; pré e pós-tratamento de esgotos; tratamento de efluentes industriais, entre outros.
Fonte: IESAM