BIBLIOTECA

Análise de tendência em série temporal, estação pluviométrica São Francisco, Laranjal do Jari – AP

Resumo

A precipitação é uma das variáveis climáticas mais importante para caracterizar uma região, visto que está relacionada com o tipo de vegetação, uso e ocupação do solo, atividades agrícolas e geração de energia. Sendo possível identificar as mudanças climáticas, a fim de se evitar, ou ao menos minimizar, os impactos negativos futuros, uma alternativa para detectar mudanças climáticas é por meio dos estudos de tendências de dados passados sobre precipitação. Sustentado nessa temática o presente Trabalho analisou 40 anos consecutivos de precipitação no período de 1976 a 2015, da estação São Francisco localizada na bacia do Rio Jari, buscando compreender o comportamento hidrológico, através de análises estatísticas descritivas e aplicação de testes não paramétricos de análise de tendência de Mann Kendal, Spearman e quantificar a magnitude da tendência pelo método de Sen’s, bem como a influência das variabilidades pluviométricas mensais e anuais da precipitação com os fenômenos climáticos El Niño e La Niña. Os resultados demostraram que para o nível de confiabilidade de 95%, a região da estação São Francisco não apresentou tendência em sua série histórica, significando que não há variabilidade em torno do valor médio da precipitação e que não há interferência de externalidades. Porém observou-se um declínio da reta do valor de precipitação em 1,70 mm ao longo do período analisado.

Introdução

A precipitação é importante na determinação das características da região, por isso tem sido reconhecida por muitos pesquisadores e estudiosos, como uma das variáveis do clima mais importante, por poder ser relacionada com o tipo de vegetação, as atividades agrícolas, geração de energia, entre outros. Wanderley et al (2013) reforça a importância de métodos para caracterizar, entender os impactos e sua evolução no tempo, intensidade, tendência, duração e frequência na região.

Nesse sentido, o monitoramento torna-se indispensável para obtenção de dados que expresse o padrão climático da região (Souza et al, 2009), onde a análise das séries históricas informará se há aumento ou redução da pluviosidade e quais externalidades podem causar essas mudanças climáticas (FERREIRA, 2009).

Essas informações sobre precipitação são necessárias para a região, visto que a bacia possui grande potencial hidroelétrico, destacando a Hidrelétrica de Santo Antônio. Outra questão do ponto de vista Hidrológico da bacia são as frequentes cheias do rio que ocasionam alagamento, em especial na cidade de Laranjal do Jari, localizado nas margens do Rio Jari (CUNHA, 2010). Portanto, a interpretação sobre o comportamento das séries históricas pode ser útil no planejamento da gestão dos recursos hídricos dentro da bacia, com aplicações hidroenergéticas, saneamento, defesa civil, entre outras.

Então, o presente trabalho objetivou analisar 40 anos consecutivos de precipitação pluviométrica no período de 1976 e 2015, da estação São Francisco localizada na bacia do Rio Jari, buscando compreender o comportamento hidrológico, através de análises estatísticas descritivas e aplicação de testes não paramétricos de análise de tendência de Mann Kendal, Spearman e quantificar a magnitude da tendência pelo método de Sen’s. Bem como a influência das variabilidades pluviométricas mensais e anuais da precipitação com os eventos El Niño e La Niña.

Autores: Daniel Alvino Mesquita; Lindemberg Lima Fernandes; Gabrielle Souto da Rocha; Maria de Nazaré Alves da Silva e Rafaela Nazareth Pinheiro de Oliveira Silveira.

ÚLTIMOS ARTIGOS: