BIBLIOTECA

Avaliação da qualidade de águas cinzas de máquina de lavar, durante o armazenamento, com finalidade de reúso

Resumo

A água é um recurso renovável e abundante, apresentando múltiplos usos. Porém sua utilização é limitada em função de suas características e de sua demanda. A escassez de água para consumo humano despertou a necessidade de alternativas para sua conservação e racionalização, uma dessas é o reúso de águas cinzas. O presente trabalho avaliou a qualidade da água cinza, proveniente de máquina de lavar roupas, durante o armazenamento, e indicou atividades para o reúso doméstico desse efluente. Para isso, foram realizadas coletas de amostras da água usada na lavagem de roupas de uma residência em Maceió-AL, que já pratica o reúso. A caracterização físico-química e microbiológica foi realizada no Laboratório de Saneamento Ambiental da UFAL. Os parâmetros de qualidade avaliados foram: sulfatos, sulfeto total, DQO, DBO5, OD, pH, coliformes totais e E. coli. De modo geral, as amostras passaram por modificações significativas na maioria dos parâmetros analisados, apresentando degradação da sua qualidade.

Introdução

A falta e/ou falhas do tratamento de efluentes lançados nos mananciais em potencial, aliada à crescente demanda por água em função do crescimento populacional e ao uso indiscriminado, leva à falta desse recurso em algumas regiões do país.

Torna-se urgente, portanto, a busca pela sustentabilidade no ciclo urbano, com o uso de práticas de conservação tais como: a busca por fontes alternativas, como águas residuárias para reúso; a separação das águas residuárias domésticas, na fonte de geração, que exijam graus diferenciados de tratamento, como as águas cinzas e negras, que facilitem sua reutilização para fins não potáveis (GONÇALVES et al., 2006).

A segregação dos efluentes domésticos, particularmente as águas cinzas (efluentes de chuveiro, lavatórios, lavagem de roupas, banheiras, excluindo vaso sanitário e pia de cozinha) aumenta suas possibilidades de reúso após tratamento adequado, além da otimização de recursos. Dentre os reúsos domésticos das águas cinzas, os mais comuns são descargas de vasos sanitários e irrigação de jardins (GONÇALVES; JORDÃO, 2006). A reutilização de águas cinzas para tais finalidades pode reduzir o consumo doméstico de água em até 50% (MAIMON et al. 2010).

Em um sistema de reúso, geralmente há necessidade de um reservatório de armazenamento anterior à etapa de tratamento do efluente, uma vez que a produção e o consumo de água ocorrem em períodos distintos. Assim, muitas vezes pode ocorrer variação de qualidade ao longo do tempo, durante o armazenamento, quanto a alguns parâmetros físico‐químicos, microbiológicos e aspectos estéticos (COHIM et al., 2010).

O objetivo geral do trabalho foi avaliar a qualidade físico-química e microbiológica de águas cinzas provenientes da máquina de lavar roupas, durante o armazenamento, com finalidade de reúso.

Autores: Marcio Gomes Barboza; Elina Wanessa Ribeiro Lopes; Laura Honório de Oliveira Silva; Ivo Gabriel Guedes Alves e Ivete Vasconcelos Lopes Ferreira.

ÚLTIMOS ARTIGOS: