BIBLIOTECA

Avaliação do desempenho de reatores UASB no tratamento de esgoto sanitário do município de Petrolina-PE

Resumo: Para que seja mantida a qualidade dos recursos hídricos e da saúde humana é de grande importância o tratamento do esgoto, que ocorre nas Estações de Tratamento de Esgoto. Os sistemas anaeróbios têm como uma das principais características a facilidade de operação em regiões de clima tropical, pois as altas temperaturas favorecem o processo de digestão da matéria orgânica. O artigo teve por objetivo avaliar o desempenho de reatores UASB no tratamento de esgoto sanitário de uma Estação de Tratamento de Esgotos de Petrolina-PE, através da eficiência de remoção de matéria orgânica avaliada em termos de demanda química de oxigênio (DQO) e sólidos voláteis e da determinação do pH, da temperatura e da concentração de AGV (Ácidos Graxos Voláteis) como parâmetros operacionais dos reatores. O trabalho foi desenvolvido utilizando amostras de esgoto bruto e tratado provenientes de quatro reatores UASB da ETE -centro- da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) do município de Petrolina-PE. Concluiu-se que os reatores apresentaram boa eficiência de remoção de matéria orgânica em termos de DQO, mas os parâmetros operacionais alcalinidade parcial e AGV (Ácidos Graxos Voláteis) demonstraram que pode estar havendo uma condição de instabilidade no processo de digestão anaeróbia em consequência da acumulação de ácidos orgânicos no efluente dos reatores.

Autores: Ana Priscila de Oliveira Félix Martins; Renato Ribeiro de Oliveira; Damiana da Silva Rodrigues; Marcella Vianna Cabral Paiva e Miriam Cleide Cavalcanti Amorim.

Leia o estudo completo: Avaliação do desempenho de reatores UASB no tratamento de esgoto sanitário do município de Petrolina-PE

ÚLTIMOS ARTIGOS: