BIBLIOTECA

Qualidade microbiológica de água de poços artesianos no município de Sousa – PB

Resumo: A água é fonte de vida, ela é provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos de civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. O poço artesiano se diferencia de outro em relação a sua construção e os materiais empregados em sua obra. Para tanto, itens como estrutura operacional, segurança, tecnologia, qualidade na construção e proteção ambiental são essenciais para conclusão de uma obra com excelência. Água cristalina e sem odor não é sinônimo de qualidade. Por isso, consumir água, proveniente de poços artesianos, exige cuidados. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade da água proveniente de poços artesianos no município de Sousa – PB. Foram coletadas e analisadas amostras de quatro poços artesianos localizados em regiões distintas do município. Os métodos utilizados na pesquisa foram qualitativo e quantitativo. As medidas experimentais que trata dos parâmetros microbiológicos foram feitas em triplicada e os resultados foram comparados através dos limites estabelecidos pela portaria M.S. nº 2.914/2011. Os resultados foram insatisfatórios de acordo com a legislação vigente. Este trabalho concluiu que as águas objeto deste estudo não podem ser consumidas sem prévio tratamento e analises químicas complementares.

Introdução: As ações do homem na busca por um processo de desenvolvimento têm trazido prejuízos enormes ao meio ambiente, sobre tudo aos corpos d´águas. Este recurso hídrico cada vez mais escasso em nosso planeta tem assumido papel importante na vida dos mais variados seres. Para Rattner (2013) a crise da água apresenta algumas estimativas preocupantes: a proporção de pessoas vivendo em países que sofrem cronicamente de escassez de água, que chegava a 8% (500 milhões) na virada do século, deverá subir para 45% (quatro bilhões) em 2050. (…)

Autores: Damião Junior Gomes; Francisco Mychel Gonçalves Monteiro; Marcus Vinícius Do Carmo Loiola; Gervásio Bernardo Abrantes; Adolfo Gomes Abrantes Ferreira e Orestes Quércias de Medeiros.

Leia o estudo completo: qualidade-microbiologica-de-agua-de-pocos-artesianos-no-municipio-de-sousa-pb

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS