BIBLIOTECA

Otimização de lagoas de alta taxa via mecânica dos fluidos computacional

Resumo

As lagoas de algas de alta taxa, High Rate Algal Ponds (HRAP), podem ser utilizadas na produção de compostos de valor econômico, tratamento de efluentes e produção de biodiesel, dentre outras aplicações. A performance destas depende da mistura adequada a fim de que as algas recebam a radiação necessária para seu crescimento, não sedimentem e haja disponibilidade uniforme de nutrientes. O objetivo desse trabalho foi analisar a hidrodinâmica dessas lagoas a fim de se otimizar a eficiência e produção de biomassa algal. Para isso, foram realizadas simulações computacionais do fluido na lagoa, utilizando-se o modelo k-ε para examinar as características de turbulência. Foi analisado o comportamento hidrodinâmico em diferentes geometrias, inclusive com o uso de defletores, e o percentual de zonas mortas. Os modelos foram satisfatórios para analisar os efeitos hidrodinâmicos de diferentes aspectos geométricos e configurações de HRAP.

Introdução

As lagoas de algas de alta taxa, High Rate Algal Ponds (HRAP), têm sido usadas para o crescimento de algas para produção de nutracêuticos e tratamento de efluentes desde o final da década de 70 (LIFFMAN et al., 2013) e, mais recentemente, tem sido objeto de estudos visando a produção de biomassa algal para captura de CO2 e transformação em biodiesel, com capacidade de produção de combustível estimada em 17.000 a 28.000 L/(ha.ano) (PUTT et al., 2011). Tipicamente, são construídas de canais, longos e rasos, em loop simples ou múltiplos com circulação promovida por impulsionadores mecânicos do tipo paddle wheel (Figura 1).

A radiação solar é a fonte de energia para a ocorrência de reações fotossintéticas que levam ao crescimento das algas e produção de substâncias com valor econômico, sendo o principal fator que determina a produtividade. Dessa forma, uma mistura adequada e uniforme na lagoa garante a exposição frequente das células algais à radiação solar, homogeneíza os nutrientes, aumenta a utilização de CO2 e evita a deposição das algas no fundo da lagoa (HADIYANTO et al., 2013).

O objetivo desse trabalho foi analisar a hidrodinâmica de lagoas de alta taxa utilizando mecânica dos fluidos computacional, a fim de se otimizar a produção de biomassa algal, seguindo as seguintes etapas:

• desenvolver modelos 2D e 3D para simulação do fluxo em lago de alta taxa com software COMSOL Multiphysics;

• avaliar a influência da geometria das lagoas de alta taxa, correlacionando parâmetros hidrodinâmicos com a produção de biomassa algal e eficiência energética do sistema;

• comparar modelos hidrodinâmicos com resultados encontrados na literatura.

Autores: Carlos Adller Saraiva Paiva; Taís Maria Nunes Carvalho; André Bezerra dos Santos;  Iran Eduardo Lima Neto e  Silvano Porto Pereira.

ÚLTIMOS ARTIGOS: