BIBLIOTECA

Nanotecnologia e água no Brasil

Resumo: O texto analisa a situação da pesquisa e do desenvolvimento das nanotecnologias para tratamento de água (nano-água), com os propósitos de potabilizar, dessalinizar e/ou despoluir cursos de água no Brasil. Com esses objetivos, revisam-se as informações fornecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI – sobre pesquisas que receberam financiamento público no período de 2004 a 2012 e os grupos de pesquisa vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Conclui-se que, no total de pesquisas desenvolvidas sobre nano-água no Brasil, a maioria diz respeito à remediação ambiental, o que indica as potencialidades no sentido da despoluição de importantes corpos de água. E, de fato, há suficiente infraestrutura e recursos humanos para a execução de uma política pública, direcionada a solucionar problemas de água para as populações com dificuldades no acesso, a partir da aplicação de nanotecnologias específicas. Porém não existe uma política pública sólida de acompanhamento das novas tecnologias com estudos dos potenciais riscos associados, o que levanta incertezas sobre a sustentabilidade da aplicação das nanotecnologias.

Introdução: Um dos maiores riscos sociais do mundo é a falta de água potável para milhares de pessoas. Mesmo em países como o Brasil, que tem enormes reservas de água potável, esta não é igualmente distribuída nas grandes áreas geográficas e para todos os setores sociais. Na região Nordeste, especialmente nas áreas de clima semiárido, há elevado déficit hídrico que produz escassez de água potável para consumo e para a produção de alimentos e que atinge mais acentuadamente os pobres que vivem nas áreas rurais. O acesso à água constitui um problema socioeconômico, porque, mesmo em áreas onde o recurso não é escasso, os setores mais pobres da população não têm acesso, ou têm acesso restrito; além de que, em muitos casos, a escassez de água está relacionada ao uso excessivo e ao controle privado de reservas por parte do setor agrícola ou industrial. O acesso à água é um problema políticoadministrativo, dados o desperdício e os vazamentos em instalações de distribuição e abastecimento. Mas o acesso à água é também um problema técnico, já que os sistemas de armazenamento, tratamento e distribuição dependem de procedimentos técnicos que podem ser crescentemente melhorados. Este artigo revisa a informação a respeito das potencialidades das nanotecnologias e a investigação que está se desenvolvendo no país com os propósitos de potabilizar, dessalinizar e/ou despoluir cursos de água.

Primeiro se revisa a situação da água no mundo e no Brasil, incluindo as políticas de água no Brasil. Em seguida se resumem as aplicações de nanotecnologia à água e analisam-se a pesquisa e o desenvolvimento desse tema no Brasil, principalmente a partir de informações fornecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em relação a projetos de investigação com financiamento público e grupos de pesquisa no assunto. Conclui-se que, apesar de as investigações em nanotecnologia e água serem marginais no total de pesquisas sobre nanotecnologia no Brasil, há suficiente infraestrutura e recursos humanos para a execução de uma política pública direcionada a solucionar problemas de água para as populações com dificuldades no acesso, a partir da aplicação de nanotecnologias específicas. Porém há falta de orientações públicas em relação aos potenciais riscos das aplicações de nanotecnologia para o tratamento de água, o que suscita a dúvida sobre a viabilidade técnica e principalmente sobre a sustentabilidade em termos sociais e de saúde pública.

Autores: Sandra Maria Batista Silveira e Guillermo Foladori.

Leia o estudo completo: Nanotecnologia e Água no Brasil

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS