BIBLIOTECA

Análise da alteração do microclima da região no entorno da barragem pública Padre Cícero (Açude Castanhão)

Resumo

O Nordeste tem passado por um período de baixos índices pluviométrico nos últimos 5 anos. Isso reforça a necessidade de políticas públicas para o correto manejo de água nas zonas semiáridas. Dentre as políticas já implantadas no Ceará, destaca-se a barragem Padre Cícero, mais conhecido como açude Castanhão, que teve sua construção iniciada em 1995 e concluída em 2002, e tem a capacidade de armazenamento de 6,7 bilhões de m³. No entanto, em virtude da dimensão da obra, os impactos ambientais atrelados a essa construção foram diversos, alguns com efeito imediato, outros a longo prazo. Sendo assim, esse trabalho faz uma análise numérica dos índices pluviométricos das cidades que circundam o açude Castanhão, bem como avalia o comportamento dos ventos daquela região a fim de correlacionar a elevação da média pluviométrica da cidade de Iracema-CE com a construção da Barragem Padre Cícero, e, desta maneira, constatar e validar a presença desse impacto ambiental devido a esta obra. Os resultados sugerem que a cidade de Iracema encontra-se no sentido da direção predominante dos ventos que passam sobre o Castanhão. Este fato sugere que a umidade do açude Castanhão possa estar sendo carreada e precipitada na forma de chuva na cidade avaliada, no entanto, essa assertiva requer estudos mais profundos para uma avaliação em definitivo.

Introdução

O semiárido nordestino é conhecido pelo seu calor e sua baixa pluviometria. A escritora Raquel de Queiroz em seu livro O Quinze retrata uma grande estiagem que houve em 1915 onde muitas famílias fugiram do Nordeste em busca de condições melhores de vida. Baseado nisso, o Ceará foi alvo de diversas políticas públicas voltadas para o combate à seca, deste modo, destacam-se práticas rotineiras para a mitigação das consequências das estiagens, tais como: perfuração de poços, construção de cisternas, implementação de sistemas dessalinizantes, etc., com isso, no entanto, destaca-se a construção de barragens para represar a água dos períodos chuvosos e dar suporte para uso normal desse bem natural nos seus usos múltiplos nos períodos de estiagem.

Nesse contexto, foi construído a Barragem Pública Padre Cícero, mais conhecido como açude Castanhão, que tem, de acordo com dados da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), capacidade para 6,7 bilhões de m³. Deste modo, destaca-se pelo grande impacto social e ambiental. De acordo com Domingues et al. (2007), no impacto climático ocorrerá modificações no clima local: aumento da umidade do ambiente, formação frequente de nevoeiros, diminuição ligeira da amplitude térmica e formação de brisas terra-lago, lago-terra.

Autores: Tibério Vieira Sampaio;  Patrícia da Costa Dutra;  Karla Maryana Lima Loyola Weyne;  José Sérgio dos Santos e  Mariano da Franca Alencar Neto.

ÚLTIMOS ARTIGOS: