BIBLIOTECA

Análise do rompimento hipotético de uma barragem de regularização de vazão no município de Rio Paranaíba – MG

Resumo

A cidade de Rio Paranaíba – MG no de 2014 enfrentou um longo período de seca, que teve como consequência um grave racionamento na distribuição de água. Diante deste fato está sendo avaliada em um projeto de pesquisa desenvolvido por Alvarenga em 2015, a viabilidade da construção de uma barragem de regularização de vazão para o município, que viesse a prevenir a falta de água para distribuição. Este trabalho teve como intuito mapear áreas inundáveis associadas à ruptura hipotética dessa barragem, bem como, analisar as velocidades e profundidades máximas calculadas em seções a jusante da estrutura. Utilizou-se nas simulações de ruptura o modelo numérico HEC-RAS desenvolvido pela US. Army Corps of Engineers. Foram calculadas inicialmente por meio de formulações matemáticas e empíricas quatro vazões de ruptura, com os respectivos valores de 350 m³/s, 440 m³/s, 750 m³/s e 1900 m³/s, abrangendo as mais prováveis e recorrentes causas e modos de falhas. Estas vazões máximas foram associadas ao hidrograma de ruptura com decaimento parabólico, originando os quatro cenários de ruptura adotados nas simulações. A partir das simulações obteve-se como resultado as velocidades e profundidades máximas referentes a cada cenário de ruptura, apresentando valores acentuados para ambos em determinadas seções de análise. Por meio da análise dos resultados, foram obtidos os comportamentos da onda defluente respectivos a cada cenário considerado.

Introdução

A cidade de Rio Paranaíba – MG no ano de 2014 sofreu um grave racionamento no fornecimento de água, devido às secas prolongadas que assolaram a região sudeste do país. O crescimento populacional proporcionado pela instalação do campus de uma universidade foi outro fator que impulsionou o déficit na distribuição de água, uma vez que a cidade não se preparou para o aumento demográfico acentuado nestes últimos anos.

Em 2015 foi iniciado um projeto de pesquisa cujo objetivo foi analisar a construção de uma barragem de regularização de vazão, visando o armazenamento da água nos meses chuvosos que atendesse a demanda nos períodos de seca prolongada em Rio Paranaíba – MG.

Este trabalho teve como intuito mapear áreas inundáveis associadas à ruptura hipotética dessa barragem, bem como, analisar as velocidades e profundidades máximas calculadas em seções a jusante da estrutura. O estudo foi realizado em consonância à Lei 12.334 de 20 de setembro de 2010, à qual fundamenta a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Utilizou-se o modelo numérico unidimensional HEC-RAS 4.1.0 desenvolvido pelo US. Army Corps of Engineers, que é largamente empregado em simulações de ruptura de barragens.

Autores: Marco Antônio de Andrade Júnior e Lineker Max Goulart Coelho.

ÚLTIMOS ARTIGOS: