BIBLIOTECA

IPR – Índice de perdas recuperáveis – novo indicador que permite identificar o retorno real dos esforços de redução de perdas e indica o nível ótimo de perdas do ponto de vista econômico/financeiro

Resumo

O IPR é a proposição de um novo índice de gestão de perdas de água em sistemas de abastecimento, que permite explicitar a capacidade de se reduzir as mesmas por esforços próprios (independente de agentes externos) e desde que seja economicamente viável. O índice é anualizado (média dos últimos 12 meses), com cálculo mensal. Depende do cálculo de outros índices tradicionais de perdas, como o IPD (Índice de Perdas na Distribuição) ou IPL (Índice de Perdas por Ligação). O índice permite uma demonstração clara de onde o gerenciamento de perdas pode e deve realmente atuar, devido à extração apenas de ações possíveis de serem executadas internamente e economicamente equilibradas, além de demonstrar o nível ótimo de perdas do ponto de vista econômico/financeiro, ou seja, o patamar de perdas em que investimento para a redução a níveis inferiores não são economicamente viáveis.

Introdução

O IPR foi criado a partir da necessidade de se detalhar melhor o retorno das ações de redução de perdas da CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará. Por muitos anos, era evidente que muitos investimentos e ações pontuais de redução de perdas eram questionadas em relação aos seus resultados justamente porque os índices tradicionais de gestão de perdas, como o IPD e IPL, muitas vezes não acompanhavam os esforços aplicados. Desta forma, muitas ações tinham seus resultados contestados e isso prejudicava muito a programação de novas ações. A criação do IPR possibilitou estratificar todas as causas relativas a perdas e classificá-las como sendo internas(causas onde há a possibilidade de ação por parte da operadora do sistema) e externas (causas onde não há a possibilidade de ação por parte da empresa) e economicamente viáveis (muitas vezes, na busca da redução de perdas, pode-se investir em determinada ação além do que esta possibilita de retorno, causando um desequilíbrio financeiro).

ÚLTIMOS ARTIGOS: