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Agentes ambientais da melhor idade: projeto de formação de multiplicadores de conhecimento com o público da terceira idade

Resumo

Atualmente as atividades de educação ambiental são essencialmente desenvolvidas no âmbito escolar, ficando restrita a este público. Todavia, observa-se a necessidade de expandir esta fronteira e promover a sensibilização ambiental de outros públicos. Neste contexto, os idosos compreendem um público com maior disponibilidade de horários, que convive com outros familiares e em atividades diversas na sociedade, podendo participais mais facilmente de atividades de educação ambiental, auxiliando na multiplicação do conhecimento adquirido. Este trabalho apresenta a metodologia adotada para o planejamento, estruturação e execução do subprojeto de educação ambiental intitulado “Agentes Ambientais da Melhor Idade” bem como os resultados obtidos durante o primeiro ano de sua implantação. O projeto “Agentes Ambientais da Melhor Idade” foi realizado no município de Antônio Prado, no Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2016, contemplando 20 idosos associados a um grupo de terceira idade existente no município. Através de um planejamento composto por cinco etapas, contemplando:apresentação do subprojeto ao público alvo, planejamento, realização, avaliação e encerramento, o projeto promoveu a formação de multiplicadores de conhecimento na área de saneamento básico. As atividades de formação contemplaram uma explanação teórica seguida de uma visita técnica as estruturas de saneamento do município, desconhecidas pelos participantes. Ao final do projeto os participantes receberam um certificado e uma homenagem pela participação. Frente ao sucesso do projeto “Agentes Ambientais da Melhor Idade” espera-se dar continuidade ao mesmo promovendo a disseminação de informações sobre saneamento básico e a sensibilização ambiental dos participantes, transformando-os em cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade.

Introdução

Em um contexto marcado pela degradação ambiental, reflexões sobre as práticas sociais articuladas à relação indivíduo-natureza e aos riscos ambientais devem ser prioritárias para a construção de uma sociedade mais equitativa na perspectiva da eco-cidadania e da sustentabilidade (RANCHE e TALAMONI, 2005; JACOBI, 2003). Segundo LOUREIRO (2006), a Educação Ambiental tem o papel de transformar, conscientizar, emancipar e exercer a cidadania através da educação, sendo esta voltada para o ambientalismo.

O município de Antônio Prado, localizado na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, tem se destacado pelo desenvolvimento de atividades de educação ambiental voltadas à formação de multiplicadores de conhecimento. Estas atividades compõem o projeto intitulado “Agentes Ambientais”, estruturado pela equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Antônio Prado, com o objetivo de atingir as metas estabelecidas no Plano Municipal de Saneamento Básico, revisado no ano de 2013.

Neste contexto, este projeto visa promover a sensibilização ambiental e a formação de cidadãos, para que estes se tornem multiplicadores dos conhecimentos relacionados à temática do saneamento básico, atuando como agentes transformadores na comunidade. O projeto “Agentes Ambientais” iniciou, no ano de 2014, através de um subprojeto chamado “Agentes Ambientais Mirins”, direcionado a estudantes do ensino fundamental e no ano de 2015, deu-se início ao projeto “Agentes Ambientais Mini-Mirins”, destinado a alunos da educação infantil do município.

No início do ano de 2016, a equipe do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Antônio Prado sugeriu a expansão do projeto “Agentes Ambientais”, com a criação de um novo sub-projeto, sendo este voltado ao público da terceira idade, denominado “Agentes Ambientais da Melhor Idade”. A expansão do projeto surgiu da necessidade de sensibilizar esta faixa etária, visto que é um público com maior disponibilidade de horários e que convive com outros familiares e em atividades diversas na sociedade, podendo multiplicar as informações e conscientizar outras pessoas. De acordo com Miranda et al (2005), os idosos podem tornar-se interlocutores de práticas e idéias, influenciando seu contexto familiar e social.

Frente ao sucesso do projeto e visando multiplicá-lo, este trabalho apresenta a metodologia adotada para o planejamento, estruturação e execução do subprojeto de educação ambiental “Agentes Ambientais da Melhor Idade” bem como os resultados obtidos durante o primeiro ano de sua implantação.

Autores: Vania Elisabete Schneider;  Sofia Helena Zanella Carra e Alessandra Zulian.

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